IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Atividade de leitura -Conto de escola - Machado de Assis


Conto de escola –  Machado de Assis




Planejamento:
Objetivos
Despertar o interesse pela literatura - a leitura como fonte de   conhecimento e de prazer;
Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

Justificativa
Apresentar aos alunos um importante escritor brasileiro  , cuja obra é sempre atual:
apesar do   ambiente retratado   no conto estar muito distante da realidade dos alunos
do   século 21.

Realização:
Finalidades
Distinguir o gênero conto de outros gêneros narrativos, considerando a sequência
narrativa    , personagens, espaço, tempo e narrador;
Reflexão sobre a escola no século 19 e a escola atual.

Estratégias
Leitura colaborativa: durante a leitura, são levantadas questões os sobre as pistas
 linguísticas que        possibilitam a atribuição de determinados sentidos, escolha
do vocabulário, personagens:     características físicas e psicológicas,  descrição
do espaço, tipo de narrador, etc.

Habilidades
Levantamento de hipóteses de interpretação, inferências locais e gerais;
Reconhecimento das marcas do gênero;
Ampliação do conhecimento de mundo.

Capacidades
Ativação dos conhecimentos prévios;
Produção de inferências;
Elaboração de apreciações (estéticas/ afetivas/ éticas).

Contexto
O aluno deve perceber que a história se passa no século 19 (1840), outro momento histórico e  
 social; o vocabulário apresenta algumas palavras e expressões desconhecidas pelos alunos,
que podem ser compreendidas pelo contexto (inferência local) e também fazer uso do dicionário.
Em relação ao gênero conto, deve observar que a narrativa se passa em curto espaço de
 tempo e  espaço delimitado.




Problematizações
Discussão oral: Castigos aplicados em crianças com vara de marmeleiro e palmatória;
Como é a escola atual? Hoje esses castigos seriam permitidos? O estatuto da criança e
do adolescente.

Avaliação:
A atividade envolveu todos os alunos, que ouviram o conto prestando atenção no enredo e
nas características das personagens?

 Trabalhou-se a oralidade, a participação voluntária
dos alunos? Houve troca de impressões e ideias sobre os conflitos vividos pelas personagens,
discussão sobre a ESCOLA atual, que vai além do ensinar “ler, escrever e contar”?

terça-feira, 11 de setembro de 2012

domingo, 9 de setembro de 2012

Atividade lúdica para produção de texto- TRANGRAN

Tangran

Procedimentos:

1ª. etapa

            Apresentei para os alunos o Tangran,  um jogo que milenar que exige astúcia e reflexão, um quadrado cortado em  sete peças que  juntas criam as mais variadas formas.
            Distribuí um molde (em sulfite colorido) já pronto do Trangran para cada aluno (a professora de educação artística trabalharia todo o processo do Tangran posteriormente com os alunos).
            Em dupla, um aluno deveria instruir o outro a montar uma figura sobre a carteira, poderia ser um animal, objeto ou humana.
            Após a criação da figura, deveriam colar numa folha branca e caso quisessem, fazer os detalhes  com canetas coloridas. Quando todos terminaram de colar, pedi que escrevessem atrás o nome da figura.
            Com fita crepe, colei os trabalhos no quadro negro e perguntei o que era cada figura. Algumas estavam muito fáceis de identificar, outras nada lembravam com o que os criadores escreveram como identificação.
            Anotei ao lado os nomes das figuras: galo, homem, mulher, menino, menina, pato, coelho, gato e cachorro.
 

2ª. etapa

Produção textual
            Os alunos escreveram uma narrativa, na qual deveriam aparecer algumas das figuras criadas na aula anterior.

 Resultados


            A atividade com tangran foi muito divertida, embora percebi que alguns alunos tinham muita dificuldade em entender os comandos e não conseguiram formar as figuras, só quando viram um modelo  pronto.
            A produção textual foi dentro do esperado. Algumas histórias ficaram bem interessantes, os alunos gostaram muito da atividade e ao final todo mundo produziu, de acordo com a possibilidade de cada um.

*para obter o molde do tangran, clique em 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Poema "AULA DE LEITURA"

AULA DE LEITURA
(Ricardo Azevedo)

  
A leitura é muito mais
do que decifrar palavras
Quem quiser parar pra ver
pode até se surpreender

vai ler nas folhas do chão
se é outono ou verão;

nas ondas soltas do mar
se é hora de navegar;

e no jeito da pessoa
se trabalha ou se é à-toa

na cara do lutador,
quando está sentindo dor;

vai ler na casa de alguém
o gosto que o dono tem;

e no pêlo do cachorro,
se é melhor gritar socorro;

e na cinza da fumaça,
o tamanho da desgraça;

e no tom que sopra o vento,
se corre o barco ou se vai lento;

e também no calor da fruta,
e no cheiro da comida,

e no ronco do motor,
e nos dentes do cavalo,

e na pele da pessoa,
e no brilho do sorriso,

vai ler nas nuvens no céu,
vai ler na palma da mão,

vai ler até nas estrelas,
e no som do coração.

Uma arte que dá medo
é a de ler um olhar,
pois os olhos tem segredos
difíceis de decifrar