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A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O reformador do mundo - sugestão de atividade

Sugestão: essa fábula é bastante interessante para a reflexão sobre o nosso eterno desejo de mudanças. As questões abaixo são apenas alguns exemplos para refletir sobre o assunto:



Após a leitura da história, vamos pensar um pouco sobre coisas que gostaríamos de mudar. E você, o que mudaria, se pudesse? E por quê?

  Em você?
 Na sua vida?

 Na sua família?

 No seu bairro ou cidade?

 No mundo?


O Reformador do Mundo

Monteiro Lobato


Produção textual e planejamento da escrita


Produção textual e planejamento da escrita
 


A produção textual apresenta várias etapas:

1ª. É preciso planejar; (sobre o que falar? Qual gênero usar)

2ª. A composição do texto

3ª. Fazer a revisão;

4ª. Editar o texto final

Geralmente os alunos pulam as etapas e os textos produzidos ficam aquém das expectativas ou não se adequam ao tema ou gênero proposto.

A escola estava desenvolvendo o Projeto Jornal On line sobre o meio Ambiente. Antes de propor as atividades de português, pedi aos alunos que prestassem atenção nas etapas de produção de texto, nos itens que deveriam ser anotados antes de começarem a tarefa.

1ª. Etapa

Apresentei o tema geral: Meio Ambiente.

Propus que escolhessem um assunto relacionado ao tema que gostariam de abordar e posteriormente procurassem palavras relacionadas ao assunto, as palavras-chave e anotassem no caderno.

Deveriam pesquisar e anotar as informações que julgassem importantes.


2ª. Etapa

Com o tema delimitado e as anotações feitas, deveriam escolher o modo como apresentariam a atividade. Os alunos poderiam optar por cartazes, poemas,  folder, texto argumentativos, etc.

3ª. Etapa

 
Em dupla ou individual, os alunos deveriam finalizar a produção e apresentar ao grupo.


Resultados


Os alunos perceberam que quando há planejamento, o resultado final é melhor. A participação dos alunos foi efetiva, cada um produziu de acordo com seu planejamento. Alguns alunos fizeram mais de um modelo proposto.

Interpretação 5º/6º Anos - A princesa e a ervilha


Leia o texto com atenção

A princesa e a ervilha

 

Era uma vez um príncipe que queria se casar com uma princesa, mas uma princesa de verdade, de sangue real meeeeesmo. Viajou pelo mundo inteiro, à procura da princesa dos seus sonhos, mas todas as que encontrava tinham algum defeito. Não é que faltassem princesas, não: havia de sobra, mas a dificuldade era saber se realmente eram de sangue real. E o príncipe retornou ao seu castelo muito triste e desiludido, pois queria muito casar com uma princesa de verdade.

Uma noite desabou uma tempestade medonha. Chovia desabaladamente, com trovoadas, raios, relâmpagos. Um espetáculo tremendo!

De repente bateram à porta do castelo e o rei em pessoa foi atender, pois os criados estavam ocupados enxugando as salas cujas janelas foram abertas pela tempestade.

Era uma moça, que dizia ser uma princesa. Mas estava encharcada de tal maneira, os cabelos escorrendo, as roupas grudadas ao corpo, os sapatos quase desmanchando... que era difícil

acreditar que fosse realmente uma princesa real. A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade.

Ordenou que sua criada de confiança empilhasse vinte colchões no quarto de hóspedes e colocou sob eles uma ervilha. Aquela seria a cama da “princesa”. A moça estranhou a altura da cama, mas conseguiu, com a ajuda de uma escada, se deitar.

No dia seguinte, a rainha perguntou como ela havia dormido.

Oh! Não consegui dormir - respondeu a moça -  havia algo duro na minha cama, e me deixou até manchas roxas no corpo!

O rei, a rainha e o príncipe se olharam com surpresa. A moça era realmente uma princesa!

Só mesmo uma princesa verdadeira teria pele tão sensível para sentir um grão de ervilha sob vinte colchões!!!

O príncipe casou com a princesa, feliz da vida, e a ervilha foi enviada para um museu, e ainda deve estar por lá...

Acredite se quiser, mas esta história realmente aconteceu!

(Adaptação do conto  de Hans Cristian Andersen)

Questões 1 a 6 - Assinale a alternativa correta.

 
1. O assunto dessa história é:

(A) a organização do casamento de um príncipe.                               (B) como fazer uma cama de princesa

(C) como uma rainha descobriu uma princesa de verdade.                (D) uma família real e seu castelo..                  

 
2. Na frase:

"A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade", a palavra grifada refere-se a

(A) moça.                          (B) rainha.                (C) forma.                          (D) verdade.

 
3. A rainha soube que a moça era uma princesa de verdade porque ela

(A) conseguiu subir nos 20 colchões e dormir.         (B) afirmou que a ervilha deixou seu corpo com manchas.
(C) merecia uma cama de "princesa".                       (D) afirmou que era uma princesa.

 
4. Em "Chovia desabaladamente" , a palavra grifada tem o sentido de

(A) levemente            (B) repentinamente.              (C) fortemente.               (D) raramente

 
5. No texto, o uso do sinal de exclamação (!) ocorre todas as vezes que o autor quer

(A) reforçar uma situação.                                                          (B) demonstrar dúvida.

(C) dizer que a história continua.                                                (D) causar medo.

6.O gênero desse texto é
(A) notícia                    (B) reportagem                  (C) conto de fadas                     (D )fábula

7. O tempo verbal da maioria dos verbos dessa história é o  ________________.