IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

domingo, 28 de abril de 2013

Interpretação de texto 7º/ 8º anos Liberdade - Cecília Meireles com gabarito



(algumas das questões foram baseadas no saresp, confira o gabarito no final da postagem)
 
Liberdade

Deve existir nos homens um sentimento profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois sobre ela se têm escrito poemas e hinos, a ela se têm levantado estátuas e monumentos, por ela se tem até morrido com alegria e felicidade.

Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é preferível à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar à própria condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a liberdade é o oposto à fatalidade e à escravidão; nossos bisavós gritavam "Liberdade, Igualdade e Fraternidade! "; nossos avós cantaram: "Ou ficar a Pátria livre/ ou morrer pelo Brasil!"; nossos pais pediam: "Liberdade! Liberdade!/ abre as asas sobre nós", e nós recordamos todos os dias que "o sol da liberdade em raios fúlgidos/ brilhou no céu da Pátria..." em certo instante.

Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposições de cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela.

Ser livre como diria o famoso conselheiro... é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho... Enfim, ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado é proclamar o triunfo luminoso do espírito. (Suponho que seja isso.)
Ser livre é ir mais além: é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes.

Por isso, os meninos atiram pedras e soltam papagaios. A pedra inocentemente vai até onde o sonho das crianças deseja ir. (As vezes, é certo, quebra alguma coisa, no seu percurso...)
Os papagaios vão pelos ares até onde os meninos de outrora (muito de outrora!...) não acreditavam que se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio de linha e um pouco de vento!
 ...

Acontece, porém, que um menino, para empinar um papagaio, esqueceu-se da fatalidade dos fios elétricos e perdeu a vida.

E os loucos que sonharam sair de seus pavilhões, usando a fórmula do incêndio para chegarem à liberdade, morreram queimados, com o mapa da Liberdade nas mãos!
 ...

São essas coisas tristes que contornam sombriamente aquele sentimento luminoso da LIBERDADE. Para alcançá-la estamos todos os dias expostos à morte. E os tímidos preferem ficar onde estão, preferem mesmo prender melhor suas correntes e não pensar em assunto tão ingrato.

Mas os sonhadores vão para a frente, soltando seus papagaios, morrendo nos seus incêndios, como as crianças e os loucos. E cantando aqueles hinos, que falam de asas, de raios fúlgidos linguagem de seus antepassados, estranha linguagem humana, nestes andaimes dos
construtores de Babel...

(MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho:crônicas Editora Record  Rio de Janeiro, 2002, pág. 07.)


Após ler atentamente o texto, responda as questões de 1 a 10:



1.De qual livro foi retirado o texto Liberdade? ___________________________



De quem é a autoria? ________________________________


(Nas questões 2 a 7, assinale a alternativa correta)

2.O texto afirma que
(A) a escravidão depende das escolhas das pessoas.
(B) a liberdade de um acaba onde começa a liberdade de outrem.
(C) as criaturas combatem a liberdade com entusiasmo juvenil.
(D) os sentimentos sombrios deslumbram a liberdade.

3. O resultado de ser livre é
(A) ampliar a órbita da vida.
(B) cantar a liberdade como nossos avós.
(C) viver sem sonhar.
(D) viver sem qualquer obrigação.

4. A liberdade é tão fundamental ao homem que
(A) certamente se prefere a morte à liberdade.
(B) com liberdade tudo se consegue na vida.
(C) onde não há liberdade não há pátria.
(D) sem liberdade não se constrói coisa alguma.

5. Em “Ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado (...)"

os termos destacados se referem a pessoas que

(A) comportam-se de forma imprevisível.
(B) desobedem às regras e às convenções.
(C) fazem só o que os outros lhes determinam.
(D) sabem muito bem o que devem realizar.

6. No segundo parágrafo do texto, entende-se que a Liberdade é
modernos.

(A) a inspiração para cantos antigos e
(B) o bem mais precioso do homem.
(C) um bem esquecido por nossos parentes.
(D) uma luta que, às vezes, vale a pena travar.

07. A questão central tratada no texto é

(A) a emoção dos antepassados.
(B) a felicidade das pessoas
(C) a liberdade humana.
(D)o combate à escravidão.

8.Qual o significado da palavra liberdade para você?

9.Você acha que  o Brasil, atualmente, é uma nação livre? Justifique sua resposta?

10.Releia: “Ser livre é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho” (4º parágrafo). Como você compreende  esse trecho?

Gabarito:

1.Escolha seu sonho. Cecília Meireles(O aluno deve saber encontrar as informações sobre o texto, ver que estão logo abaixo e que o sobrenome na bibliografia vem primeiro, que o nome do livro geralmente aparece em itálico...)
2 B, 3 A, 4 C, 5 C, 6 B, 7 C
8, 9 e 10 – respostas pessoais.
 

26 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, também adaptei esta atividade para 7º ano. Achei bem legal!

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Tiago,gostei muito desta atividade, estou cursando o 7° ano e minha professora de português gosta de colocar na prova muitas interpretações, e essa daí me ajudou bastante! Obrigado. !

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelos exercicios, gostei muito. Espero que me ajudem na prova!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito,ajudou-me nas aulas.

    ResponderExcluir
  6. Adorei , vou usar em minhas aulas.

    ResponderExcluir
  7. Eu não concordo com a resposta da pergunta 5, não seria a letra "D"??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é repudiar, ou seja, ser contra a ação de "fazem só o que os outros lhes determinam".
      Esta é a resposta correta. Letra C.

      Excluir
  8. Olá! Adorei o exercício. Adaptei para usar em sala e disponibilizei para eles no nosso blog:
    http://portuguesaspino7.blogspot.com.br/2013/07/liberdade-texto-e-exercicios-com.html

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Cris, é assim mesmo, a ideia aqui é compartilhar. Obrigada,

      Excluir
  9. eu também não concordo com a resposta da questão 5. eu marcaria a letra "D"

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, ajudou muito em minhas aulas para trabalhar a interpretação.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do texto, apliquei também na minha turma do 7º ano.
    Em relação a resposta do número 5, para mim, é mesmo a letra C se os termos destacados forem os seguintes: autômato e teleguiado.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo blog,texto bom e perguntas boas!!
    Deus te abençoe :)

    ResponderExcluir
  13. Olá, tenho acompanhado várias interpretações postadas por você, estou gostando bastante, pois há coerência em sua proposta. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  14. Não concordo com a 5ª questão
    Acho que a resposta é a letra D

    ResponderExcluir
  15. Olá, mas resposta é mesmo a C pois autômato quer dizer "Pessoa que não pensa nem age por si mesma" e teleguiado na linguagem figurada "Diz-se de, ou pessoa que é inteiramente submissa à vontade de outra". Algumas pessoas estão confundindo a palavra AUTÔMATO com AUTÔNOMO, mas o significado são muito diferentes.

    ResponderExcluir
  16. estas atividades são ótimas. que Deus continue te abençoando para fornecer atividades tão contribuintes para nós professores. Pois me formei em 2012 e tenho apenas 22 anos de idade e o ano passado foi o primeiro ano de serviço e este ano com o auxilio da internet posso encontrar coisa interessante, em blogs como o seu. Parabéns !!!!!!!!!!!!!! Nany

    ResponderExcluir
  17. Ola, professora, achei o seu blog ótimo e me atrevi a copiar alguns textos para enriquecer minhas aulas. Grata................Nadia

    ResponderExcluir
  18. Olá Nany e Nadia, que bom que vocês gostaram, a ideia é essa, compartilhar. Voltem sempre e se tiverem alguma sugestão ou quiserem compartilhar alguma atividade é só entrar em contato. Um abraço, Fá

    ResponderExcluir
  19. Tenho 11 anos,e direto fico fazendo interpretação de texto,Parabéns pelo blog me ajudou muito,gostei,Deus te abençõe...Geovanna

    ResponderExcluir