IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

domingo, 19 de maio de 2013

Diferenças entre sinopse e resenha

Sinopse é um resumo, uma síntese de uma obra literária, científica etc. Pode ser ainda uma versão mais curta de um texto original, seu principal objetivo é fazer com que o leitor entenda os pontos principais do texto original, se interesse ou não em ler a obra completa.


A resenha dependendo do seu objetivo, veículo de publicação e intenção, pode se apresentar de diferentes modos:

Resenha descritiva tem por objetivo principal informar o leitor e se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, é um texto informativo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de ideia resumida dos assuntos tratados, apresentando o maior número de informações sobre o trabalho.

Resenha acadêmica (ou científica) apresenta uma síntese e uma crítica sobre um trabalho científico, e pode ser elaborada com base em leitura motivada por interesse próprio ou sob demanda.

Resenha crítica, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos principais (positivos e negativos). Nesse caso é um texto de informação e de opinião.

No jornalismo, resenha é um texto de opinião com comentários de origem pessoal e julgamentos sobre o que está sendo analisado: um filme, livro, álbum, peça de teatro etc, e pode ser uma resenha descritiva ou crítica. Geralmente é chamada de Crítica ou Ensaio.

Um comentário: