IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Gravidez precoce - texto argumentativo Interpretação 9º ano



(Sugestão: atividade é dividida em 3 momentos: leitura e debate do tema, interpretação e produção, as questões estão logo após o texto completo)
 
Para relembrar

Tese: ideia principal do texto objetivando o convencimento do leitor
Argumentos: motivos, razões utilizadas para convencer

Gravidez Precoce


A gravidez precoce é considerada como um problema de saúde pública no Brasil e em outros países. No Brasil, uma em cada quatro mulheres que dão à luz nas maternidades tem menos de 20 anos de idade. Estas meninas que não são mais crianças, nem tão pouco adultas, estão em processo de transformação e, ao mesmo tempo, prestes a serem mães. O papel de criança que brinca de boneca e de mãe na vida real, confundem-se e na hora do parto é onde tudo acontece. A fantasia deixa de existir para dar lugar à realidade. É um momento muito delicado para essas adolescentes, e que gera medo, angústia, solidão e rejeição.
As adolescentes grávidas vivenciam dois tipos de problemas emocionais: um pela perda de seu corpo infantil, e outro por um corpo adolescente recém-adquirido, que está se modificando novamente pela gravidez. Estas transformações corporais rapidamente ocorridas, de um corpo em formação para o de uma mulher grávida, são vividas muitas vezes com certo espanto pelas adolescentes. Por isso é muito importante a aceitação e o apoio quanto às mudanças que estão ocorrendo, por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente pelos pais.
 
A escola muitas vezes não dispõe de estrutura adequada para acolher uma adolescente grávida. O resultado é que a menina acaba abandonando os estudos durante a gestação, ou após o nascimento da criança, trazendo conseqüências gravíssimas para o seu futuro profissional.
Os riscos de complicações para a mãe e a criança são consideráveis quando o atendimento médico pré-natal é insatisfatório. Isto ocorre porque, normalmente, a adolescente costuma esconder a gravidez até a fase mais adiantada, impedindo uma assistência pré-natal desde o início da gestação. É muito comum também o uso de bebidas alcoólicas e cigarros o que aumenta os riscos de surgimento de problemas.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe
 



Parte 1
Após ler atentamente o texto, responda:
1.Qual é a tese do texto? Justifique sua resposta.
2. Segundo os argumentos apresentados pela autora no 1º parágrafo, aprova ou critica a gravidez na adolescência? Identifique os argumentos da autora, justificando a sua resposta.
3.A autora não cita exemplos, isso interfere na compreensão do leitor?Justifique sua resposta.
4. Qual é a sua posição sobre o assunto do texto? Concorda com a autora? Por quê?

Parte 2
(O texto trata de um assunto bem atual, após a discussão do texto com os alunos, geralmente eles citam exemplos dentro da própria família ou de conhecidos).
Escreva um ou dois parágrafos acrescentando  alguns exemplos de casos de gravidez na adolescência que reforcem a tese do texto.

Respostas possíveis Parte 1:
  1. Tese:A gravidez precoce é considerada um problema de saúde pública.
O texto argumenta sobre a questão da gravidez precoce chamando a atenção do leitor para a gravidade do problema no Brasil e no mundo.
  1. A autora critica. Fala da infância e do direito a ser criança, reforçando a ideia que a gravidez precoce é ruim para a mãe e pode trazer riscos à saúde.
“O papel de criança que brinca de boneca e de mãe na vida real, confundem-se e na hora do parto é onde tudo acontece”.
” É um momento muito delicado para essas adolescentes, e que gera medo, angústia, solidão e rejeição.”

  1. O texto trata de um problema social, está ligado à família, à escola, à sociedade de um modo geral, afeta a todos. A autora não trata de um caso isolado, mas do problema da gravidez precoce de um modo geral.
  2. Resposta pessoal




3 comentários:

  1. Gostei desse tema e do texto apresentado.Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse texto e disso que nos precisamos de texto que fale a realidade que nos mostra o que esta acontecendo de verdade e que não esconda o que o mundo esta vivendo. mostrando jovens adolescente que fazer sexo requer um pouco mas de atenção que isso não e brincadeira e que nos adolescentes devemos ser mas atentas a essas coisas.

    ResponderExcluir
  3. muito bom esse texto me ajudou bastante.

    ResponderExcluir