IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

domingo, 25 de outubro de 2015

Uma lição inesperada - Interpretação 6º ano

Um ótimo texto texto para discutir as diferenças. Professor que quiser conferir gabarito das questões sugeridas, mandar o end. de email.

Uma lição inesperada

No último dia de férias, Lilico nem dormiu direito. Não via a hora de voltar à escola e rever os amigos. Acordou feliz da vida, tomou o café da manhã às pressas, pegou sua mochila e foi ao encontro deles. Abraçou-os à entrada da escola, mostrou o relógio que ganhara de Natal, contou sobre sua viagem ao litoral. Depois ouviu as histórias dos amigos e divertiu-se com eles, o coração latejando de alegria.
Aos poucos, foi matando a saudade das descobertas que fazia ali, das meninas ruidosas, do azul e branco dos uniformes, daquele burburinho à beira do portão. Sentia-se como um peixe de volta ao mar. Mas, quando o sino anunciou o início das aulas, Lilico descobriu que caíra numa classe onde não havia nenhum de seus amigos.
Encontrou lá só gente estranha, que o observava dos pés à cabeça, em silêncio. Viu-se perdido e o sorriso que iluminava seu rosto se apagou. Antes de começar, a professora pediu que cada aluno se apresentasse. Aborrecido, Lilico estudava seus novos companheiros.
 nerd. Uma garota de olhos azuis, vinda do Sul, pareceu-lhe fria e arrogante. Um menino alto, que quase bateu no teto quando se ergueu, dava toda a pinta de ser um bobo. E a menina que morava no sítio? A coitada comia palavras, olhava-os assustada, igual a um bicho-do-mato. O mulato, filho de pescador, falava arrastado, estalando a língua, com sotaque de malandro. E havia uns garotos com tatuagens umas meninas usando óculos de lentes grossas, todos esquisitos aos olhos de Lilico. A professora? Tão diferente das que ele conhecera...
 nerd, não: era ótimo em Matemática, mas tinha dificuldade em Português. A gaúcha, que lhe parecera tão metida, era gentil e o mirava ternamente com seus lindos olhos azuis. O mulato era um caiçara responsável, ajudava o pai desde criança e prometeu ensinar a todos os segredos de uma boa pescaria. O grandalhão não tinha nada de bobo.  Rapidamente e, com aquele tamanho, seria legal jogar basquete no time dele.       
Lilico descobriu mais. Inclusive que o haviam achado mal-humorado quando ele se apresentara, mas já não pensavam assim. Então, mirou a menina do sítio e pensou no quanto seria bom conhecê-la. Devia saber tudo de passarinhos. Sim, justamente porque eram diferentes havia encanto nas pessoas.
Se ele descobrira aquilo no primeiro dia de aula, quantas descobertas não haveria de fazer no ano inteiro? E, como um lápis deslizando numa folha de papel, um sorriso se desenhou novamente no rosto de Lilico.
João Carrascoza (Revista Nova Escola, 2000)
Vocabulário:
Caiçara - pescador que vive na praia.
Latejando - pulsando.
Nerd - inteligente, estudioso, porém com tendência a um isolamento social
Paulatinamente - aos poucos.

Após a leitura atenta do texto, responda às questões abaixo:
1. Identifique:
 a) Narrador:   (   )  1ª pessoa, narrador-personagem  (   ) 3ª pessoa, narrador-observador
b)Cenário (onde se passa a história?) ____________
c) Personagem principal: ______________
d)Tema: ________________
   
2. a) Por que Lilico “sentia-se como um peixe de volta ao mar”?
    b)Que fato mudou esse sentimento?

3.Lilico “viu-se perdido e o sorriso que iluminava seu rosto se apagou”. Que aconteceu com ele? Por quê?

4.O menino fez um julgamento ao conhecer alguns alunos. O que ele pensou a respeito:
a)    Japonês:
b)    Menina de olhos azul:
c)    Menino alto:
d)    Menina do sítio:
e)    Filho de pescador:
 5. Quando o garoto foi trabalhar em grupo, quais foram as descobertas que ele fez sobre os colegas?.

 6. No trecho: “Então, mirou a menina do sítio e pensou no quanto seria bom conhecê-la.”, os verbos podem ser substituídos, respectivamente, por
a) virou, memorizou.     b) refletiu, viu.    c) observou, refletiu.      d) virou, observou.

7. Explique o final da história. “E, como um lápis deslizando numa folha de papel, um sorriso se desenhou novamente no rosto de Lilico”.

 8. Reescreva a frase que demonstra que Lilico compreendeu o valor das diferenças entre as pessoas.

9. No texto, Lilico não acertou no julgamento que fez dos novos amigos. O que você aprendeu com o texto? Explique com suas palavras.


10. Qual a relação entre o desfecho da história e o título do texto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário