IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Atividade: Organização de texto 5°/6° Anos

Depois de fazer atividade, que tal produzir uma narrativa de aventura tendo a bruxinha Filomena como personagem? O gabarito está após a atividade.

Trecho do livro O Ovo da Bruxa - Madeleine Edmondson , adaptação de  Luiz Fernandes.

Atividade: 
1.Recortar, organizar o texto seguindo as pistas e depois colar no caderno na ordem correta.

1.Quem sou eu?
2.Não sou muito bonita.
3.Não ligo pra moda.

domingo, 25 de outubro de 2015

O suor e a lágrima - Interpretação de texto (crônica) 8º/9º ano


Mais uma crônica para interpretação. É importante que o aluno perceba que trata-se de uma crônica,  parte de um acontecimento comum, é narrado em 1ª pessoa...

O suor e a lágrima

Fazia calor no Rio, quarenta graus e qualquer coisa, quase quarenta e um. No dia seguinte, os jornais diriam que fora o dia mais quente deste verão que inaugura o século e o milênio. Cheguei ao Santos Dumont, o voo estava atrasado, decidi engraxar os sapatos. Pelo menos aqui no Rio são raros esses engraxates, só existem nos aeroportos e em poucos lugares avulsos.
Sentei-me naquela espécie de cadeira canônica, de coro de abadia pobre, que também pode parecer o trono de um rei desolado de um reino desolante.

O pombo enigmático - Interpretação 7º/8º ano

Um texto bem interessante para falar de  convivência, trata-se de um encontro que gerou um desentendimento por culpa de um atraso. 

O pombo enigmático

   Na inelutável necessidade do amor (era quase primavera) pombo e pomba marcaram um encontro galante quando voavam e revoavam no azul do Rio de Janeiro. Era bem de manhãzinha.
   - Às quatro em ponto me casarei contigo no mais alto beiral – disse o pombo.
   - Candelária? – perguntou a noiva.
   - Do lado norte – respondeu ele.
   - Tá – assentiu com alegria e pudor a pomba.
 

O Menino no espelho - Interpretação 6º ano

Esse é um trecho do livro O menino do espelho, uma boa indicação de leitura para os alunos. Se precisar de gabarito para conferir, é só pedir por email.

O menino no espelho

   Levantava a perna, e ele levantava também, ao mesmo tempo. Abria os braços e ele fazia o mesmo. Coçava a orelha, e ele também.
   [...] Quando volto a olhá-lo no rosto, vejo assombrado que ele continua a sorrir. Como se agora estou absolutamente sério?
  [...] Um calafrio me corre pela espinha, arrepiando a pele: há alguém vivo dentro do espelho! Um outro eu, o meu duplo, realmente existe! Não é imaginação, pois ele ainda está sorrindo, e sinto o contato de sua mão na minha, seus dedos aos poucos entrelaçarem os meus.
   

Uma lição inesperada - Interpretação 6º ano

Um ótimo texto texto para discutir as diferenças. Professor que quiser conferir gabarito das questões sugeridas, mandar o end. de email.

Uma lição inesperada

No último dia de férias, Lilico nem dormiu direito. Não via a hora de voltar à escola e rever os amigos. Acordou feliz da vida, tomou o café da manhã às pressas, pegou sua mochila e foi ao encontro deles. Abraçou-os à entrada da escola, mostrou o relógio que ganhara de Natal, contou sobre sua viagem ao litoral. Depois ouviu as histórias dos amigos e divertiu-se com eles, o coração latejando de alegria.
Aos poucos, foi matando a saudade das descobertas que fazia ali, das meninas ruidosas, do azul e branco dos uniformes, daquele burburinho à beira do portão. Sentia-se como um peixe de volta ao mar. Mas, quando o sino anunciou o início das aulas, Lilico descobriu que caíra numa classe onde não havia nenhum de seus amigos.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

EU SOU PROFESSOR (15 DE OUTUBRO -Dia do Professor)


Com o belo poema de Schaller,  deixo aqui a minha homenagem aos meus colegas de profissão. Não é fácil, mas com amor, dedicação e esforço procuram fazer o melhor...


EU SOU PROFESSOR - John W. Schlatter
(Tradução de Tatiana Belinky e adaptação de Guiomar Namo de Mello)

Eu sou um professor.

Nasci no primeiro momento quando uma pergunta saltou da boca de uma criança.