Simplificando, podemos dizer que coerência textual é a relação que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido.
A atividade abaixo é muito interessante para que o aluno perceba que não basta o texto estar gramaticalmente bem escrito, é preciso ter sentido, ou seja, ter coerência.
Distribua o texto, peça aos alunos que leiam e respondam as questões abaixo.
“João Carlos vivia em uma pequena casa
construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da
colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta
de areia. Na noite em que completava trinta anos, João, sentado nos degraus da
escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a
sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo
que descia para sua casa. As árvores e as folhagens não o permitiam ver
distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais
perto verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que a vinte anos tinha
partido para alistar-se no exército, e, em todo esse tempo, não havia dado
sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu até
ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar” (KOCH & TRAVAGLIA,
2003).
1.O texto acima é coerente, ou seja, tem sentido?
1.O texto acima é coerente, ou seja, tem sentido?
2.Quais são os problemas que você encontrou no
texto? Enumere esses problemas e justifique-os.
Para ver a resolução da atividade, clique abaixo:
”João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava trinta anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente(1) e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama (2). De repente, viu um cavalo que descia para sua casa(3). As árvores e as folhagens (2) não o permitiam ver distintamente entretanto observou que o cavalo era manco (4). Ao olhar de mais perto(5) verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que a vinte anos (6) tinha partido para alistar-se no exército, e, em todo esse tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu até ele lançando-se nos seus braços e começando a chorar.”
(1).Se a casa de João
dava de frente para o leste, o sol se punha
às suas costa, ou seja, à oeste. E se já era noite, o sol já se pôs.
(2) João morava numa
colina árida, diante de um cenário desértico, o caminho de grama, as arvores e
as folhagens contrariam o que foi dito anteriormente
(3)A casa de João
ficava no alto da colina, para chegar a ela era preciso subir, e não
descer.
(4) Se João não
conseguia ver distintamente, como percebeu que o cavalo era manco?
(5) Se João estava sentado nos degraus da escada de sua
casa, como pode olhar mais de perto?
(6) Se João completava 30 anos, não poderia ter um filho que
partira há 20 anos. .
muito bom o texto me ajudou muito
ResponderExcluirHuuuum, kd a resposta?
ResponderExcluirComo assim? A resolução da atividade está comentada logo abaixo da atividade.
ResponderExcluirOlá estou fazendo um trabalho sobre esse texto .
ResponderExcluirSerá que poderia me ajudar co esta pergunta?
- O texto em estudo foi produzido numa situação escolar. Considerando que pessoas com mais anos de escolaridade geralmente apresentam menos problemas de incoerência, a que causas podemos atribuir algumas dessas incoerências?
Muito bom!! Vou trabalhar com meus alunos da turma de Produção Textual.
ResponderExcluirblzz cade as respostas ?????????????????????????
ResponderExcluirMuito boa a atividade, parabéns
ResponderExcluirOlá, gostei bastante do texto e o peguei como exemplo para uma atividade da escola, pode me dizer quais foram as meta-regras de coerencia infrigidas? (relação, não-contradição, progressão ou repetição)
ResponderExcluirobrigada
Olá Giulia, as regras infringidas são a da não-contradição e da relação, pois suas ocorrências se contradizem, não são compatíveis entre si, a relação entre suas informações não se sustentam,
Excluiressas têm a ver umas com as outras, por exemplo, João tinha 30 anos, seu filho fora embora há vinte anos para servir o exército, ou seja teria 38 anos...seria filho de outra pessoa que não está no texto?
Um abraço,
Gosto muito do seu blog, tem me ajudado muito, sou professor de português e estou começando na ...... Parabéns Fátima.
ResponderExcluirAtividade muito boa, era exatamente isso que procurava para trabalhar com os alunos. Adoro trabalhar de maneira contextualizada, acho que ajuda mais na compreensão. Obrigado por nos fornecer tantas coisas legais.
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