A partir de hoje, postarei alguns textos téoricos e algumas atividades considerando os gêneros do discurso à luz de Bakhtin eoutros estudiosos do assunto.
Os gêneros do discurso em sala de aula*
Parte 1
Diante do baixo
desempenho dos alunos em leitura e escrita, percebe-se que
além de mudar a maneira como se
ensinou até hoje, com regras arcaicas, que
ninguém mais usa e exercícios
repetitivos, continuando com um ensino meramente
normativo e classificatório,
precisa-se buscar novas estratégias de ensino. Para
resolver os problemas na formação de
leitores e escritores competentes, os estudos
linguísticos a partir das teorias de
Bakhtin trouxeram um avanço para a educação.
Com a transposição
dos gêneros do discurso para a didática, o trabalho com os
gêneros em sala de aula mostrou-se
uma estratégia eficiente, desde que os mais
diversos gêneros, das várias esferas
sociais sejam bem explorados.
Nesse novo
enfoque, o professor precisa de uma postura crítica, olhar sob
outro
prisma, buscar um novo caminho,
buscar informações, reaprender. Cabe aos professores se apropriarem desse conhecimento e criar
condições para o desenvolvimento da capacidade plena do uso da
linguagem dos seus educandos, para que possam usá-la nas práticas da vida diária,
seja na transmissão ou busca
de informação,
no exercício da reflexão, na profissão, no exercício de reflexão e de
formas de pensamento, nas
manifestações culturais e artísticas, enfim, na sua
efetiva cidadania.
É imprescindível
que aluno conheça o funcionamento de sua própria língua
materna. Para isso é fundamental
reconhecer que algumas situações exigem
convenções, obedecendo a certas
normas consideradas “padrão”. Porém, é mais
importante e muito mais útil,
adquirir um domínio da língua, colocar em prática as
competências linguísticas,
comunicativas e textuais. Nesse aspecto, a leitura é
fundamental: possibilita explorar e
aprimorar o conhecimento linguístico e textual.
Desta forma o
trabalho com o texto promove uma interação entre os sujeitos
envolvidos no processo de
ensino-aprendizagem.
Para uma boa
produção escrita, o planejamento deve prever a prática da
leitura, da compreensão oral, como
atividades que antecedem a produção textual
escrita. O leitor usa o seu
conhecimento de mundo, alia as novas informações
com
aquelas que já possuem, e projeta uma
nova ideia à escrita. Assim os alunos
estarão usando as competências
comunicativas de forma eficaz.
Por Fátima Pereira
*excerto do meu artigo sobre Gêneros
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada
Adorei as postagens, parabéns!
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