(atividade adaptada do Saresp 2004, acrescentei outas questões)
O menino e o arco-íris
Era uma vez um
menino curioso e entediado. Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e
os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão: esperava
certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns objetos
mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao chão,
quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos depois
da ação. Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se dos copos: no fim
de tudo era vidro e só vidro.
Mais tarde
pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais
interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e
bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´Angola e o pavão. Mas logo se
acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre.
Não pensava,
não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a realidade.
O tédio levou
o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem
do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor como no
cinema, não encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que
as águas eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!
Desde então,
todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém
lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou
a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio.
E daí?
(GULLAR,
Ferreira. O menino e o arco-íris. São Paulo: Ática, 2001. p. 5)
Após ler atentamente o texto,
1.Identifique
Título:
Autor:
Obra da qual faz
parte:
2.“Mas logo se
acostumou a todos eles”.O termo em destaque refere-se no texto a
(A) animais no
quintal.
(B) cadeiras e
mesas.
(C) sapatos e
copos.
(D) jogos de
azar.
3. Pode-se
concluir que o tema do texto é
(A) a
curiosidade. (B) a insatisfação.
(C) a
natureza. (D) a saudade.
4. De acordo com o
texto, o menino procurava, desde criança, por
(A) alguma
coisa surpreendente. (B) galinhas e plantas interessantes.
(C) um
arco-íris. (D) banhos de
mar.
5. “E daí?” A frase final do texto demonstra que a opinião do narrador sobre o destino do menino é de
(A) pena e
desespero. (B) simpatia e
aprovação.
(C)
indiferença e conformismo. (D) esperança
e simpatia.
6. “Desceu pela
margem, examinou: eram coloridas!”
No trecho, os
sinais de pontuação empregados assinalam
(A) o tédio do
menino. (B) a surpresa
do menino.
(C) a dúvida
do narrador. (D) o
comentário do narrador.
7. Esse texto é:
(A) uma crônica (B) uma notícia (C)
informativo (D)
fábula
9. Por que o menino sempre abandonava as coisas que encontrava?
10. Comente sobre o desfecho do texto, dando sua opinião.
Obs.: No livro O menino e o arco-íris os textos falam sobre o cotidiano de uma forma encantadora, misturando humor e lirismo para leitores de todas as idades.
Adorei esse texto mesmo no fim que ele vai para um manicomio eu acho interessante que ele quer aprender coisas novas quer fazer coisas novas ele gosta de revolucionar é muito intressante
ResponderExcluirGostei muito e usarei em minhas provas para o 8º Ano.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirAmei o texto ele é de grande valia para a proposta de trabalhando que venho desempenhando com minhas turmas.Uma bração.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirEstou estudando esse texto e fiquei na dúvida quanto ao gênero a que pertence. Sei q é classificado como crônica, mas me parece mais um conto. Poderia esclarecer essa dúvida?
Desde já, obrigada.
Realmente há algumas semelhanças entre conto e crônica, e às vezes fica difícil de ter certeza, mas um dos atributos da crônica é ser um gênero híbrido que oscila entre a literatura e o jornalismo, é feita para veicular em jornal ou revista, resultado da visão pessoal, particular, subjetiva do cronista ante um fato qualquer, colhido no noticiário do jornal ou no cotidiano. No caso desse texto, é realmente uma crônica, pois foi escrita nos anos 60 para o “Jornal do Brasil”.
ResponderExcluirSe quiser saber mais sobre a diferença entre esses gêneros, tem um matéria ótimo em http://www.slideshare.net/AulasDePortugues/portugus-contos-e-crnicas.
Um abraço,
Na 2 num poderia ser cadeiras e mesas.porque ele teve que se acostumar com essas coisa antes dos animais nos quintais
ExcluirEstá no trecho "...descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´Angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles...então no caso realmente se refere aos animais.
ExcluirAdorei ...o meu filho de 10 anos está tendo dificuldades em interpretação de texto e eu quero muito ajuda-lo desde ja, para que essa dificuldade não cresça num futuro próximo e foi esse livro que eu loquei na biblioteca para ele ler...hahaha agora terei material para estudar com ele :-) me ajudou muuito obrigada!!
ResponderExcluirSeu blog é maravilhoso! Parabéns por estar compartilhando seus conhecimentos com todos!
ResponderExcluirAdorei visitar seu blog, recomendo para os amantes da leitura!!
ResponderExcluirAdorei participar do seu blog, é maravilhoso que colei este texto no meu blog..............
ResponderExcluirAdorei! Vou usá-lo em sala de aula...Obrigada!
ResponderExcluirJosiane
Precisamos muito deste suporte! obrigada!
ResponderExcluirMarinei Auzier.
EU ADOREI ESSE TEXTO
ResponderExcluirMUITO LEGAL !!!
EU AMEI
PARABENS PELO SEU TRABALHO
Como assim obra da qual faz parte?
ResponderExcluirObra é o livro, então a pergunta é: qual o livro que contém esta cronica?
ExcluirQual é a letra b) na questão 3 ?
ResponderExcluirA
ExcluirA insatisfação
ExcluirVocê conhece o livro AS TRêS PARTES? Muito bom para trabalhar em sala de aula. Entrego um quadrado de color set para os alunos, eles desenham a casinha igual a do livro, faz a divisória em trÊs partes, enquanto eu conto a história,eles vão montando os seres e os objetos que a casinha vai se transformando. www.youtube.com/watch?v=w6JoQxJgb3Y. Abraços.
ResponderExcluirAchei muito interessante a sua dica, realmente não conhecia e gostei muito do livro e espero usá-lo em oficinas com os alunos das séries iniciais. Abraços,
ExcluirRealmente, as questões são excelentes !
ResponderExcluirPorém, me parece que todas as respostas são letra "a" .
Pode me explicar , o porque das alternâncias ?
Obrigado !
Abaixo das atividades está o gabarito, e nem todas as letras são A.
Excluircorta pra 18
ResponderExcluirAdoreiii.... principalmente a parte do arco íris
ResponderExcluirTinha questões que poderia considerar outras
ResponderExcluirSão apenas sugestões de respostas, sempre se pode "ver" de outra perspectiva e assim considerar outra possibilidade.
Excluiros textos são enormes, fica complicado para inseri-los em provas.
ResponderExcluirNa questão 02, você diz: "O termo em destaque...", porém não destacou nenhum. Seria: "eles"?
ResponderExcluirInsiro meus textos em provas normalmente. Ou quando são várias salas eu produzo um número x de cópias e dou a folha de prova separadamente. Acredito que alunos do fundamental 2 devam ler textos mais complexos, não acha?
ResponderExcluir