IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

sábado, 22 de dezembro de 2012

A tal da resiliência


A tal da resiliência

                                                                        Fátima Pereira 
Três fatos  me inspiraram a escrever este artigo: a entrevista de um artista plástico brasileiro mundialmente conhecido -  em resposta a Roberto D’Ávila sobre sua infância pobre respondeu que sempre gostou  de estudar,  acreditava  na importância da escola e do saber para superar as dificuldades; um amigo que me contou sobre sua infância pobre no Rio de Janeiro,  hoje já conheceu uma parte do mundo, inclusive o Egito -  um sonho que parecia  impossível ao menino pobre; uma amiga - aos 30 anos descobriu um câncer, não se abateu, continuou sua vida, lutou com todas as forças contra a doença, hoje está muito bem e  feliz agora com o nascimento do primeiro filho.
O que essas três pessoas tem em comum?
Souberam amortecer os impactos negativos  em algum momento da vida e superaram as adversidades encontradas em seu caminho de forma totalmente positiva.
O que para uns é o fim do mundo, para outros é apenas um problema a ser superado. Viver na pobreza, perder o  emprego,  a morte de um ente querido, fim de relacionamento, mudança no padrão sócio-econômico, desastres ambientais ou pessoais, uma grave doença, são fatos que podem acontecer  na vida de qualquer pessoa. Como cada um lida com a situação depende de sua capacidade em usar seus recursos internos e externos,  sua visão de mundo e sua compreensão da vida.
Mas o que tem a ver a tal resiliência com isso?

Resiliência é um termo emprestado da  física que significa capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma deformação (Dicionário Houaiss)¹. Atualmente muito usado em psicologia e educação,  resiliência, em termos gerais é  “a capacidade do indivíduo sobrepor-se e construir-se positivamente frente às adversidades” ou seja, é a capacidade do ser humano voltar ao normal depois de uma situação muito problemática, com grande pressão e stress.
Muitos  estudiosos têm  se dedicado ao assunto, no Brasil cada vez mais pesquisadores² se dedicam ao estudo da resiliência, sobretudo  no comportamento de jovens, na saúde mental, no estudo comportamental, área da educação, em gerenciamento de pessoal nas grandes corporações etc.
Não vou me ater a termos técnicos ou estudos aprofundados porque não é esse o meu enfoque. Quero apenas expor  algumas questões sobre a resiliência, segundo meu modo de ver ou o pouco que conheço do assunto, como pesquisadora da educação, o tema me chama  atenção, principalmente no trabalho com jovens e adultos.
Toda pessoa tem  recursos de caráter interno (estabilidade emocional, positivismo, auto-estima, autoconfiança, racionalidade, flexibilidade etc.) e externo (trabalho, esporte ou uma atividade prazerosa, estudo, amizades,  família etc.) que podem ajudá-la a administrar melhor a vida. A capacidade que cada um tem de usar isso a seu favor nas adversidades da vida é que faz a diferença entre o crescimento pessoal e a estagnação total.
Mesmo em circunstancias desfavoráveis  uma pessoa resiliente consegue superar  suas dificuldades,  experiências dolorosas servem como lição de vida, nunca como desculpa para esmorecer ou desistir.
Há duas frases da sabedoria popular que gosto muito de usar:
Tudo na vida passa!
Você é sempre mais forte do que imagina. Paz, saúde, harmonia  e muito trabalho a todos!

Notas

¹ Há outras definições, se desejar pode buscar em outros dicionários, mas o sentido será parecido
² A psicoterapeuta e empresária paulistana Claudia Riecken,  lançou o livro “Sobreviver: Instinto de Vencedor – Os 12 Portais da Resiliência e a Personalidade dos Sobreviventes” (Editora Saraiva)
  Há vários estudos disponibilizados na Internet e dicas de bibliografia sobre o assunto, caso o leitor deseje se aprofundar no tema.

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Um comentário:

  1. TODAS AS ATIVIDADES SÃO ÓTIMAS, SÃO LINDAS, MARAVILHOSAS.
    QUE DEUS A ABENÇOE PELO TRABALHO QUE PRESTAM A TODOS NÓS.
    MUUUUUUUUUUUUIITO OBRIGADA.
    CIRENE.

    ResponderExcluir