Atenção

Para compartilhar as atividades do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia. Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

sábado, 12 de julho de 2014

Interpretação de textos 6º e 7º anos

Associando dois textos sobre o mesmo tema, mas de gêneros textuais diferentes. Importante ressaltar o que é CHARGE, se os alunos não souberem.

TEXTO 1
O HOMEM FAZ O CLIMA. E FAZ MAL

A interferência do homem no meio ambiente pode acelerar em milhares de anos os processos naturais de mudanças climáticas e trazer graves consequências à vida na Terra. O consumo desenfreado e a explosão demográfica têm sido fatores de forte influência entre as atividades humanas.
Em consequência, fenômenos como a elevação da taxa de emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera podem atingir picos incontroláveis em poucas décadas, sem que a vida na Terra consiga se adaptar. Se nada for feito, daqui a um século poderemos viver num ambiente de catástrofe.

Se a temperatura não parar de subir, daqui a cerca de 100 anos poderemos ter grandes mudanças na ocorrência de fenômenos como tormentas e furacões. A elevação do nível dos oceanos, consequência do aquecimento global, pode levar o mar a invadir parte das grandes cidades litorâneas e se misturar com fontes de água potável, como os rios que nele deságuam, salinizando-as. Águas provenientes do derretimento dos picos das montanhas geladas poderão invadir vales e cidades em seu entorno. Espécies mais sensíveis correm o risco de extinção, causando desequilíbrio nos ecossistemas e nas cadeias alimentares.
O cenário de catástrofe está desenhado. Resta ao homem fazer alguma coisa para evitar a concretização dessas profecias.
(Karen Gimenez. O homem faz o clima. E faz mal. Superinteressante, São Paulo, set. 2008.Edição especial. As 30 maiores descobertas da ciência, p. 34. Adaptado.)

Leia o texto 1 e responda:

1.Qual é o assunto do texto?

2. Segundo o texto quais são os fatores de forte influência humana no meio ambiente?

3. Ainda de acordo com o texto, o que pode ocorrer daqui há um século se a temperatura continuar subindo?

4. A finalidade desse texto é:
a) conscientizar as pessoas.                                 b)pressionar os políticos.
c) criticar o consumo desenfreado.                      d)investigar as causas do aquecimento global.

5. Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso):

(   ) No futuro, as taxas de emissão de gás carbônico podem atingir picos incontroláveis
(    ) Os efeitos da ação do homem sobre o clima da Terra são pequenos.
(  ) Daqui a 100 anos pouca coisa mudará no nosso planeta, pelo que se observa atualmente.
(   ) Os hábitos de consumo das sociedades afetam o meio ambiente.

6.Dos problemas causados pelo homem ao meio ambiente só não é citado(a) no texto:
a) o aumento da taxa de emissão de gás carbônico.           
 b)a ocorrência de tormentas e furacões.
c) a elevação do nível dos oceanos.         
d)o congelamento das águas dos rios.

7. No último parágrafo o  autor expressa:
a) um alerta para que as pessoas mudem seus hábitos.  
b) uma crítica ao consumo desenfreado.
c) um comentário sobre a situação mundial.
d)um sentimento de revolta contra as atitudes governamentais.

TEXTO 2
(Fonte charge: Internet)

8.Observe a imagem, que elementos você identifica como ação humana no meio ambiente?
9.Sobre o que o pai está falando? Mas quando o filho diz “o clima”, o que realmente ele quer dizer?

10. Relacione o texto O homem faz o clima. E faz mal com essa charge.

22 comentários:

  1. MUITO CRIATIVA. EXCELENTE. FALTA APENAS AS RESPOSTAS.

    ResponderExcluir
  2. Muito fácil meu Deus ,fiz de olhos fechados. Eu acho que poderia ser um pouco mais complexo porque afinal tenho certeza que alunos do 7ºano tem capacidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não deixou seu nome. Caso você seja aluno, ótimo para você, só precisa conferir se suas respostas estão certas pois canso de ouvir aluno falando que a prova está fácil e que responde tudo errado. Envie suas respostas para que eu corrija.
      Se for professor(a) que bom que a sua realidade seja essa. Há lugares, escolas, classes que há uma defasagem tão grande, que muitos alunos são alfabetos funcionais, cada realidade é uma. Cada professor conhece sua turma e sabe adequar a atividade. Se a sala tem um bom aproveitamento, claro, as atividades devem ser mais complexas.

      Excluir
    2. Que pena que não deixou seu nome. Caso você seja aluno, ótimo para você, só precisa conferir se suas respostas estão certas pois canso de ouvir aluno falando que a prova está fácil e que responde tudo errado. Envie suas respostas para que eu corrija.
      Se for professor(a) que bom que a sua realidade seja essa. Há lugares, escolas, classes que há uma defasagem tão grande, que muitos alunos são alfabetos funcionais, cada realidade é uma. Cada professor conhece sua turma e sabe adequar a atividade. Se a sala tem um bom aproveitamento, claro, as atividades devem ser mais complexas.

      Excluir
    3. Tenho 2 turmas de 7º ano e, quando li o último texto (charge), percebi que não daria pra trabalhar com eles (só com muita explicação e praticamente fazendo juntos). Eles apresentam dificuldades enormes. Por isso, concordo plenamente com vc, Fátima, quando mostra reconhecer que existem várias realidades bastante diferentes. (Márcia)

      Excluir
    4. Corretíssima você está Fátima. Além do que você gentilmente disponibilizou a atividade e não cabe a ninguém julgar se está fácil, difícil, bem feita etc.

      Parabéns pelo trabalho e gentileza!

      Bom trabalho!!

      Excluir
    5. Olá Fátima!
      Sou professora e gostaria de receber o gabarito.Como procedo para entrar em contato?

      Excluir
  3. eu adorei nota 10 sou aluna do sétimo ano e gosto de ler esses tipos de textos.
    PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei dos textos. trabalhei com meus alunos do 6º ano. Não tiveram dificuldades pois já conheciam as características dos respectivos gêneros discursivos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Gostei de seu material.muito bom,estarei olhando sempre seus exemplos e usarei com meu filho para estudarmos..agradeço;Fatima

    ResponderExcluir
  6. AMEI AS ATIVIDADES!! VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS, PROFESSORA FÁTIMA, NÃO SOMENTE PELA CRIATIVIDADE, MAS TAMBÉM POR COMPARTILHAR CONOSCO O SEU MATERIAL. ESTAVA PRECISANDO, POIS ESTOU MONTANDO UMA AVALIAÇÃO E QUANDO ME DEPAREI COM SEUS TEXTOS, NÃO TIVE DÚVIDA QUE SERIAM ÓTIMOS PARA INCREMENTAR A MINHA PROVINHA. AGRADEÇO MUITO.

    ResponderExcluir
  7. olá sou professor e gostaria de receber o gabarito como posso receber?

    ResponderExcluir
  8. Eu amei essa crítica

    ResponderExcluir
  9. sOU PROFESSORA, GOSTARIA DE RECEBER MAIS TEXTOS E, SE POSSIVEL, COM GABARITO. COMO PROCEDER? GRATA

    ResponderExcluir
  10. sOU PROFESSORA, GOSTARIA DE RECEBER MAIS TEXTOS E, SE POSSIVEL, COM GABARITO. COMO PROCEDER? GRATA

    ResponderExcluir
  11. Parabéns!
    Como faço para receber os gabaritos?

    ResponderExcluir
  12. Envie email para fate.profa@gmail.com com o título da atividade. Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns professora adoro seu trabalho. Suas atividades são maravilhosas.

    ResponderExcluir
  14. AMEI AS ATIVIDADES!! VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS PROFESSORA FÁTIMA, NÃO SOMENTE PELA CRIATIVIDADE, MAS TAMBÉM POR COMPARTILHAR. SOU PROFESSORA, GOSTARIA DE RECEBER MAIS TEXTOS E, SE POSSÍVEL, COM GABARITO.

    ResponderExcluir
  15. Sensacional seu blog, Fatima, parabens

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  17. Muito bom Fátima. Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir