IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Bruxas não existem - Interpretação de texto 6º ano e produção

Deixei o texto até o clímax, pois a ideia é fazer os alunos produzirem um desfecho bem interessante, que depois poderá ser compartilhado com os colegas.


Bruxas não existem
Moacyr Scliar

1ª PARTE

Quando eu era garoto, acreditava em bruxas, mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas. Os meus amigos também acreditavam nisso. A prova para nós era uma mulher muito velha, uma solteirona que morava numa casinha caindo aos pedaços no fim de nossa rua. Seu nome era Ana Custódio, mas nós só a chamávamos de "bruxa". 
           Era muito feia, ela; gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido, ela tinha uma enorme verruga no queixo. E estava sempre falando sozinha. Nunca tínhamos entrado na casa, mas tínhamos a certeza de que, se fizéssemos isso, nós a encontraríamos preparando venenos num grande caldeirão. 
Nossa diversão predileta era incomodá-la. Volta e meia invadíamos o pequeno pátio para dali roubar
frutas e quando, por acaso, a velha saía à rua para fazer compras no pequeno armazém ali perto, corríamos atrás dela gritando "bruxa, bruxa!". 
Um dia encontramos, no meio da rua, um bode morto. A quem pertencera esse animal nós não sabíamos, mas logo descobrimos o que fazer com ele: jogá-lo na casa da bruxa. O que seria fácil. Ao contrário do que sempre acontecia, naquela manhã, e talvez por esquecimento, ela deixara aberta a janela da frente. Sob comando do João Pedro, que era o nosso líder, levantamos o bicho, que era grande e pesava bastante, e com muito esforço nós o levamos até a janela. Tentamos empurrá-lo para dentro, mas aí os chifres ficaram presos na cortina. 
   - Vamos logo - gritava o João Pedro -, antes que a bruxa apareça. E ela apareceu. No momento exato em que, finalmente, conseguíamos introduzir o bode pela janela, a porta se abriu e ali estava ela, a bruxa, empunhando um cabo de vassoura. Rindo, saímos correndo. Eu, gordinho, era o último. 
           E então aconteceu. De repente, enfiei o pé num buraco e caí. De imediato senti uma dor terrível na perna e não tive dúvida: estava quebrada. Gemendo, tentei me levantar, mas não consegui. E a bruxa, caminhando com dificuldade, mas com o cabo de vassoura na mão, aproximava-se. Àquela altura a turma estava longe, ninguém poderia me ajudar. E a mulher sem dúvida descarregaria em mim sua fúria. 

           Em um momento, ela estava junto a mim, transtornada de raiva.

Após ler esse trecho do texto, responda:

1.Nesse texto, o narrador é:
(   ) em 1ª pessoa, pois o narrador também é personagem.
(   ) em 3ª pessoa, apenas relata o que observa.


2. No texto, o narrador:
(A) conta histórias de feitiçaria.                           
(B) narra histórias de sua infância.
(C) descreve a cidade em que nasceu.               
(D) dá a receita para uma infância feliz.

3. A diversão predileta dos garotos era:
(A) caçar animais no fim da rua.                           
(B) fazer compras no pequeno armazém.
(C) preparar venenos no caldeirão da vizinha.     
(D) caçoar da vizinha e roubar frutas do seu quintal..

4.De acordo com o narrador, o que são bruxas?


5.Para o garoto e seus amigos, qual era a prova de existência das bruxas?


6. As crianças acreditavam que Ana Custódio era uma bruxa porque ela

(A) vivia incomodando os vizinhos.                      
(B) era feia, gorda e falava sozinha.
(C) preparava venenos num caldeirão.                
(D) morava em uma casa muito pequena.

7.Pela leitura do texto ficamos sabendo que naquela manhã algo foi diferente do que sempre acontecia. Releia o texto e responda: O que sempre acontecia


8.Quem era o líder do grupo?

9. Qual foi o plano dos garotos e o que deu errado?


Produção textual

Como você  imagina que essa história termina? Será que a mulher é mesmo uma bruxa? O que ela fez ao garoto que invadiu sua casa?

Escreva um final bem interessante.



Após os alunos realizarem a produção do final, e compartilharem com os colegas, o professor poderá ler o desfecho:

2ª PARTE


    Mas aí viu a minha perna, e instantaneamente mudou. Agachou-se junto a mim e começou a examiná-la com uma habilidade surpreendente. 
           - Está quebrada - disse por fim. - Mas podemos dar um jeito. Não se preocupe, sei fazer isso. Fui enfermeira muitos anos, trabalhei em hospital. Confie em mim. 
           Dividiu o cabo de vassoura em três pedaços e com eles, e com seu cinto de pano, improvisou uma tala, imobilizando-me a perna. A dor diminuiu muito e, amparado nela, fui até minha casa. "Chame uma ambulância", disse a mulher à minha mãe. Sorriu. 

           Tudo ficou bem. Levaram-me para o hospital, o médico engessou minha perna e em poucas semanas eu estava recuperado. Desde então, deixei de acreditar em bruxas. E tornei-me grande amigo de uma senhora que morava em minha rua, uma senhora muito boa que se chamava Ana Custódio



Nenhum comentário:

Postar um comentário