PONTUAÇÃO
Na interrogação me enrosco
num caracol sem saída?
Na vírgula me sento um pouco
e descanso, pensativa.
Na exclamação dou um pulo
fico na ponta dos pés!
No ponto e vírgula me escorrego
e quase paro; mas ando.
Marco passo nos dois-pontos
e nesta pausa me explico.
No travessão me espreguiço
e deitado presto serviço.
Nas reticências me espalho
vou muito além do que eu falo...
Mas é do ponto que mais gosto,
Termino e me encosto.
Elza Beatriz
1.Além de
comentar sobre os sinais de pontuação, estes são empregados no texto. Qual o
efeito que isso provoca?
3. Os versos 3 e
4 tratam da vírgula. O que é sugerido quanto à função da vírgula na sequência
de um enunciado escrito?
4. Explique o
uso do ponto e vírgula de acordo com os versos 7 e 8?
5. O que
significa a expressão “marco passo”?
6. Que relação
há entre o travessão e as palavras “me espreguiço” e “deitado?
7. Explique o
uso das reticências de acordo com os versos 13 e 14.
8. Por que o
ponto final é o sinal que o eu lírico mais gosta?
Sugestões
de respostas
1.O uso dos
sinais de pontuação no texto demonstra de forma concreta o comentário feito, ou
seja, o uso na prática.
2. Caracol
lembra o ponto de interrogação, a expressão “caracol sem saída” lembra “beco
sem saída”, uma expressão que dá a entender que se busca respostas para as
dúvidas. Ex.:Estou num “ beco sem saída”, e agora, o que faço?
3.A vírgula
sugere uma pausa, um descanso.
4. O ponto e
vírgula representa uma pausa maior que a vírgula, quase uma parada. 5. “Marco
passo” – Vou devagar, prestando atenção.
6. O travessão
é um traço na horizontal.
7. O uso reticências indica ir além, sugerir outros
sentidos, sem explicitá-los.
8. O ponto
final significa o fim do trabalho.
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