IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

domingo, 9 de outubro de 2016

Poema: Pontuação - interpretação

PONTUAÇÃO
                     


Na interrogação me enrosco
num caracol sem saída?
Na vírgula me sento um pouco
e descanso, pensativa.
Na exclamação dou um pulo
fico na ponta dos pés!
No ponto e vírgula me escorrego
e quase paro; mas ando.
Marco passo nos dois-pontos
e nesta pausa me explico.
No travessão me espreguiço
e deitado presto serviço.
Nas reticências me espalho
vou muito além do que eu falo...
Mas é do ponto que mais gosto,
Termino e me encosto.
          
                        Elza Beatriz

                                           

1.Além de comentar sobre os sinais de pontuação, estes são empregados no texto. Qual o efeito que isso provoca?

2. Relacione a expressão “caracol sem saída” e o ponto de interrogação.
3. Os versos 3 e 4 tratam da vírgula. O que é sugerido quanto à função da vírgula na sequência de um enunciado escrito?
4. Explique o uso do ponto e vírgula de acordo com os versos 7 e 8?
5. O que significa a expressão “marco passo”?
6. Que relação há entre o travessão e as palavras “me espreguiço” e “deitado?
7. Explique o uso das reticências de acordo com os versos 13 e 14. 
8. Por que o ponto final é o sinal que o eu lírico mais gosta?



Sugestões de respostas
1.O uso dos sinais de pontuação no texto demonstra de forma concreta o comentário feito, ou seja, o uso na prática. 
2. Caracol lembra o ponto de interrogação, a expressão “caracol sem saída” lembra “beco sem saída”, uma expressão que dá a entender que se busca respostas para as dúvidas. Ex.:Estou num “ beco sem saída”, e agora, o que faço? 
3.A vírgula sugere uma pausa, um descanso. 
4. O ponto e vírgula representa uma pausa maior que a vírgula, quase uma parada. 5. “Marco passo” – Vou devagar, prestando atenção. 
6. O travessão é um traço na horizontal. 
7. O uso  reticências indica ir além, sugerir outros sentidos, sem explicitá-los.
8. O ponto final significa o fim do trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário