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A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Esquema básico: Texto dissertativo - argumentativo

REDAÇÃO - Profª Fátima
TEXTO DISSERTATIVO – ARGUMENTATIVO
Dissertar de forma argumentativa é marcar a sua opinião diante de um assunto, é posicionar-se a fim
de convencer o outro.
(versão em PDF - clique aqui)
Estrutura básica para uma redação de cerca de 25 linhas.

INTRODUÇÃO – 1º parágrafo


Todo o primeiro parágrafo do texto é a introdução do texto.

É composta pela apresentação do tema, os problemas relacionados a ele e a tese que se pretende defender.

Importante já deixar claro a tese que será defendida e, em seguida, nos parágrafos de desenvolvimento, devem conter os argumentos que sustentam a tese
.
*TESE Ideia que se pretende defender no texto, deve estar relacionada ao tema da proposta e ser apoiada por argumentos










DESENVOLVIMENTO
2º, 3º e 4º parágrafos
Argumento 1
ARGUMENTO é a justificativa ou razão utilizada por você para convencer o leitor a concordar com a tese que você está defendendo. Cada argumento deve responder à pergunta "por quê?" em relação à tese defendida. Os argumentos podem aparecer como exemplos, dados estatísticos, pesquisas, fatos comprováveis, citações ou depoimentos de especialistas, alusões históricas ou ainda por meio de comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.

Contra-argumento
CONTRA-ARGUMENTO é um argumento contrário, o que os outros podem dizer sobre o assunto, apresenta ideais opostas a argumentação, usa-se para depois reforçar o ponto de vista apresentado na introdução.

Argumento 2




CONCLUSÃO 5º parágrafo

Retomada do tema ou problema apresentado no 1º parágrafo.

Proposta de intervenção – o que pode ser feito para resolver o problema.

Reafirmação da tese.

ATENÇÃO - Uma redação dissertativa argumentativa pode ser escrita na terceira pessoa do plural (objetiva): “É preciso criar  consciência...”  ou na primeira pessoa do singular ou plural (subjetiva): “Precisamos criar  consciência...”
Deve-se estar atento a não misturar os dois estilos no mesmo texto.

Recomenda-se  a escolha da terceira pessoa do plural, pois essa forma de escrever é mais fácil de ser seguida com fidelidade e tem a vantagem de dar um aspecto de “autoridade” aos argumentos, e dar a ideia que a opinião é de todos; muitas vezes quando o texto é escrito em 1ª pessoa parece mais um “achismo”, só a opinião do autor.

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