REDAÇÃO
- Profª Fátima
TEXTO
DISSERTATIVO – ARGUMENTATIVO
Dissertar de forma argumentativa é marcar a sua
opinião diante de um assunto, é posicionar-se a fim
Estrutura básica para uma redação de cerca de 25
linhas.
INTRODUÇÃO – 1º parágrafo
|
Todo o primeiro parágrafo do texto é a introdução do texto.
É composta pela apresentação do tema, os problemas relacionados a ele
e a tese que se pretende defender.
Importante já deixar claro a tese que será defendida e, em seguida, nos
parágrafos de desenvolvimento, devem conter os argumentos que sustentam a
tese
.
*TESE – Ideia que se pretende defender no texto, deve
estar relacionada ao tema da proposta e ser apoiada por argumentos
|
DESENVOLVIMENTO
2º, 3º e 4º
parágrafos
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Argumento 1
ARGUMENTO é a justificativa ou
razão utilizada por você para convencer o leitor a concordar com a tese que
você está defendendo. Cada argumento deve responder à pergunta "por
quê?" em relação à tese defendida. Os argumentos podem aparecer como
exemplos, dados estatísticos, pesquisas, fatos comprováveis, citações ou
depoimentos de especialistas, alusões históricas ou ainda por meio de
comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.
Contra-argumento
CONTRA-ARGUMENTO é um argumento
contrário, o que os outros podem dizer sobre o assunto, apresenta ideais
opostas a argumentação, usa-se para depois reforçar o ponto de vista
apresentado na introdução.
Argumento 2
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CONCLUSÃO 5º parágrafo
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Retomada do tema ou problema apresentado no 1º parágrafo.
Proposta de intervenção – o que pode ser feito para resolver o
problema.
Reafirmação da tese.
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ATENÇÃO
- Uma
redação dissertativa argumentativa pode ser escrita na terceira pessoa do
plural (objetiva): “É preciso criar
consciência...” ou na primeira pessoa
do singular ou plural (subjetiva):
“Precisamos criar consciência...”
Deve-se estar atento a não
misturar os dois estilos no mesmo texto.
Recomenda-se
a escolha da terceira pessoa do plural, pois essa forma de escrever é mais fácil
de ser seguida com fidelidade e tem a vantagem de dar um aspecto de
“autoridade” aos argumentos, e dar a ideia que a opinião é de todos; muitas
vezes quando o texto é escrito em 1ª pessoa parece mais um “achismo”, só a opinião
do autor.
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