Exibir o filme EXTRAORDINÁRIO.
Pedir aos alunos para pesquisarem a ficha técnica, os atores principais.
Exibir a reportagem sobre um menino brasileiro que tem a mesma síndrome:
II. Sugestões de atividades, dependendo do ano da turma e do objetivo:
- Roda de conversa - é interessante ver o ponto de vista dos alunos sobre as questões mostradas no filme: preconceito, inclusão, diferenças, família, bullying, superação, amizade.
- Resenha ou resumo.
- Questionário:
1. Identifique as personagens principais e use dois adjetivos para caracterizar cada uma delas.
2.
Por que o livro tem o nome de Extraordinário?
4.
Quais são os nomes das três crianças que apresentam a escola
para o menino?
5.
Por que Olivia disse ao namorado que não tinha irmão?
6.
Miranda deixa Olivia interpretar o papel na peça teatral. Por
quê?
7.
Os colegas de classe do August tinham medo tocá-lo por medo de
pegar a "peste negra da feiura". Este fato foi relacionado com algo
de outro livro. Qual?
8.
Qual a razão de Auggie dizer que gostaria que todos os dias fossem Halloween?
9.
Quais temas você acha que podemos identificar no filme?
Justifique sua escolha
10.
Podemos dizer que muitos aprenderam lições importantes.
a) Qual foi
a de Jack Will?
b) Dos meninos da escola (que ajudam Auggie no
acampamento)?
11. Qual a parte do filme que você mais gostou? Explique.
12. Você já
sofreu ou viu algum (a) colega sofrer preconceito ou bullying na escola? Escreva
um parágrafo sobre isso, não é preciso citar nomes, só contar o ocorrido.
13. Que
sentimentos ou emoções o filme despertou em você?
14. Para você,
que mensagem o filme passa?
15. Relacione
o filme com a reportagem sobre o menino Iarley.
16. O Sr. Browne no primeiro dia de aula, deu uma profunda
lição sobre a importância de cultivarmos preceitos positivos em nosso dia a dia.
São princípios que devem nos ajudar a
fazer escolhas certas. Crie um preceito que ache importante, ou relembre
de algum que você conheça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário