IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

domingo, 3 de junho de 2018

Atividades Filme Extraordinário

I.
Exibir o filme EXTRAORDINÁRIO.
Pedir aos alunos para pesquisarem a ficha técnica, os atores principais.
Exibir a reportagem sobre um menino brasileiro que tem a mesma síndrome:


II. Sugestões de  atividades, dependendo do ano da turma e do objetivo:
  • Roda de conversa - é interessante ver o ponto de vista dos alunos sobre as questões mostradas no filme: preconceito, inclusão, diferenças, família, bullying, superação, amizade.
  • Resenha ou resumo.
  • Questionário:
     1. Identifique as personagens principais e use dois adjetivos para caracterizar cada uma delas.
 2.    Por que o livro tem o nome de Extraordinário?
    3.    August Pulmman entrou na escola os 10 anos. Por que isso ocorreu?
4.    Quais são os nomes das três crianças que apresentam a escola para o menino?
5.    Por que Olivia disse ao namorado que não tinha irmão?
6.    Miranda deixa Olivia interpretar o papel na peça teatral. Por quê?
7.    Os colegas de classe do August tinham medo tocá-lo por medo de pegar a "peste negra da feiura". Este fato foi relacionado com algo de outro livro. Qual?
8.    Qual a razão de Auggie dizer que  gostaria que todos os dias fossem Halloween?
9.    Quais temas você acha que podemos identificar no filme? Justifique sua escolha
10.    Podemos dizer que muitos aprenderam lições importantes.
a)    Qual foi a de Jack Will?
b)     Dos meninos da escola (que ajudam Auggie no acampamento)?
11.  Qual  a parte do filme que você mais gostou? Explique.
12.  Você já sofreu ou viu algum (a) colega sofrer preconceito ou bullying na escola? Escreva um parágrafo sobre isso, não é preciso citar nomes, só contar o ocorrido.
13.  Que sentimentos ou emoções o filme despertou em você?
14.  Para você, que mensagem o filme passa?
15.  Relacione o filme com a reportagem sobre o menino Iarley. 
16.  O Sr. Browne no primeiro dia de aula, deu uma profunda lição sobre a importância de cultivarmos preceitos positivos em nosso dia a dia.  São princípios que devem nos ajudar a fazer escolhas certas. Crie um preceito que ache importante, ou relembre de algum que você conheça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário