IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

sábado, 7 de julho de 2018

Atividade 9º ano interpretação e produção - Ética nas redes sociais


Texto 1 - Ética nas redes sociais – Pratique!

Texto 2 -  Latam demite funcionário envolvido em vídeo machista na Rússia

 Ética nas redes sociais – Pratique!

Quando navegamos na internet, criamos a ilusão de estarmos “imunes” às nossas publicações, textos, fotos, vídeos...
Porém, muitos se esquecem de que podemos ser prejudicados dependendo do que postamos, pois sempre somos responsáveis por nossas ações online. Algumas situações podem até gerar processos por causa de uma leve brincadeira, isso sem contar demissões por justa causa, separações de casais, brigas entre amigos e etc., por isso é importante manter uma postura ética não só nas redes sociais, mas em toda internet. Na dúvida, não publique!
Todos nós sabemos que a internet abre possibilidades para nos expressarmos com mais liberdade, encontrarmos pessoas que pensam de maneira parecida (ou não), mas lembre-se: “O seu direito termina onde começa o direito do outro”.

Já que a situação não é tão legal quando o prejudicado é você, então antes de escrever por impulso, pense um pouco, veja se não vai ofender ninguém, pois alguém pode um dia se deparar com alguma coisa que você escreveu e não gostar, daí o problema começa.
E lembre-se: por mais que você pense que não é monitorado, isso não é verdade, na internet tudo é rastreado sim, então não abuse e aja com ética e respeito!

1.Esse texto é:
(   ) uma crônica, pois parte de um fato do cotidiano                             
(   ) uma notícia sobre a internet
(   ) um artigo de opinião pois deixa claro o ponto de vista do autor     
(   ) uma reportagem sobre os usuários da internet

2.O texto traz argumentos favoráveis ao uso de redes sociais. Cite-os.


3.Mas para o autor, quais são os problemas que podem acontecer?



4.O que significa a frase “O seu direito termina onde começa o direito do outro.”?


5. Qual é a tese defendida pelo autor?


Latam demite funcionário envolvido em vídeo machista na Rússia

A Latam demitiu nesta quarta-feira,20, o funcionário Felipe Wilson, envolvido em um vídeo machista com russas durante a Copa do Mundo. O UOL Esporte confirmou o desligamento com fontes ligadas à empresa. Wilson participou de uma gravação na qual pede para três russas repetirem uma frase de baixo calão em português. O vídeo viralizou nas redes sociais, mas por ser de mal gosto e ofensivo. “A LATAM Airlines Brasil repudia veementemente qualquer tipo de ofensa ou prática discriminatória e reforça que qualquer opinião que contrarie o respeito não reflete os valores e os princípios da empresa. A partir deste pressuposto, a companhia informa que tomou as medidas cabíveis, conforme seu código de ética e conduta", escreveu. São pelo menos três casos de vídeos machistas divulgados desde o início do Mundial. Os casos podem se tornar um problema jurídico no país-sede da Copa do Mundo.
Adaptado de Uol Notícias -  20/06/2018

Relacione essa notícia com o texto anterior Ética nas redes sociais. O que você pensa sobre isso? Elabore um pequeno texto sobre o assunto, deixando claro seu ponto de vista.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário