Texto
em movimento – Pro Fátima
Leia com atenção, observe as características do texto, as informações explícitas e implícitas e responda às questões
Manhê!
O que é crônica?
S. G.
T.*
Uma crônica! O que é isso? Para mim um bicho de sete
cabeças...
A professora explicou, mas quem disse que entendi? Ela
falou que crônica era um fato que acontece no dia a dia. Que podia ser
dramático, irônico, romântico ou engraçado! Ela falou que podia inventar, mas
não tenho criatividade.
Resolvi fazer a crônica . Pensei, pensei...
Não consigo me concentrar... Não vou conseguir...
— Manhê! O que é uma crônica?
— Eu vou saber? Você que estuda, você é que tem que
saber. Está na escola para quê?
— Ora mãe, para estudar.
— Você anda matando aula?
— Não mãe, imagina! Você acha que eu faço isso?
— Sei Samanta, como você não sabe o que é uma crônica! Se
é você que assiste aula!
— Não sei mãe. A professora falou, falou e eu não entendi
nada.
— O que ela falou, Samanta?
— Falou que teria que contar algo que acontece no meu dia
a dia...
— Então conta, inventa, faz alguma coisa!
— Poxa mãe! Me ajuda! Por favor! Se a senhora me ajudar,
eu prometo que lavo a louça do almoço!
— Ah! Samanta, escreve qualquer coisa!
— Assim vou tirar zero
— Samanta para de me perturbar, vá estudar, que eu tenho
mais o que fazer!
— Mas mãe, a senhora não vai me ajudar?
— Vou sim.
— Oba!...
— Samanta, vá lavar a louça!
— Mas mãe! A senhora falou que iria me ajudar?
— Estou ajudando. Se a professora perguntar sobre o que é
a sua crônica, você fala para ela que você fez a crônica de como uma filha lava
louça.
— Ah! Manhê...
*Este texto foi escrito por um(a)
aluno(a) participante da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
1.Identifique na crônica lida:
Assunto: _______________________________________________________________________
Personagens:
__________________________________________________________________________
Tempo (que se
passa a narrativa): __________________________________________________________________________
Espaço (onde
acontece a narrativa): __________________________________________________________________________
Linguagem: ( ) formal ou norma padrão (
) informal ou coloquial
Narrador: ( ) 1ª pessoa ( ) 3ª pessoa.
2.Você acha que o aluno conseguiu escrever
uma crônica? Justifique sua resposta de acordo com as informações sobre o que é uma crônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário