IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Atividade: Crônica "Manhê"

Texto em movimento – Pro Fátima

Leia com atenção, observe as características do texto, as informações explícitas e implícitas e responda às questões


Manhê! O que é crônica?

S. G. T.*

Uma crônica! O que é isso? Para mim um bicho de sete cabeças...

A professora explicou, mas quem disse que entendi? Ela falou que crônica era um fato que acontece no dia a dia. Que podia ser dramático, irônico, romântico ou engraçado! Ela falou que podia inventar, mas não tenho criatividade.

Resolvi fazer a crônica . Pensei, pensei...

Não consigo me concentrar... Não vou conseguir...

— Manhê! O que é uma crônica?

— Eu vou saber? Você que estuda, você é que tem que saber. Está na escola para quê?

— Ora mãe, para estudar.

— Você anda matando aula?

— Não mãe, imagina! Você acha que eu faço isso?

— Sei Samanta, como você não sabe o que é uma crônica! Se é você que assiste aula!

— Não sei mãe. A professora falou, falou e eu não entendi nada.

— O que ela falou, Samanta?

— Falou que teria que contar algo que acontece no meu dia a dia...

— Então conta, inventa, faz alguma coisa!

— Poxa mãe! Me ajuda! Por favor! Se a senhora me ajudar, eu prometo que lavo a louça do almoço!

— Ah! Samanta, escreve qualquer coisa!

— Assim vou tirar zero

— Samanta para de me perturbar, vá estudar, que eu tenho mais o que fazer!

— Mas mãe, a senhora não vai me ajudar?

— Vou sim.

—  Oba!...

— Samanta, vá lavar a louça!

— Mas mãe! A senhora falou que iria me ajudar?

— Estou ajudando. Se a professora perguntar sobre o que é a sua crônica, você fala para ela que você fez a crônica de como uma filha lava louça.

— Ah! Manhê...

*Este texto foi escrito por um(a) aluno(a) participante da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

 1.Identifique na crônica lida:

Assunto: _______________________________________________________________________          

Personagens:           __________________________________________________________________________

Tempo (que se passa a narrativa): __________________________________________________________________________

Espaço (onde acontece a narrativa):  __________________________________________________________________________

Linguagem: (   ) formal ou norma padrão       (    ) informal ou coloquial

Narrador:  (   ) 1ª pessoa       (    ) 3ª pessoa.

 

2.Você acha que o aluno conseguiu escrever uma crônica? Justifique sua resposta de acordo com as informações sobre o que é uma crônica.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário