Tente organizá-los, de modo que façam sentido.
Apelo
E
comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada – o
meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela,
não lhes poupei água e elas murcharam. Não tenho o botão na camisa, calço a
meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora,
conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora,
por favor.
Com
os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos
poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada.
Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar
parte de fraco, ah!, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles
se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença e todas as aflições do dia,
como a última luz na varanda.
Amanhã
faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a
verdade, não senti falta, com chegar tarde, esquecido na conversa de esquina.
Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, a prato na mesa por
engano, a imagem de relance no espelho.
Dalton Trevisan, Os desastres do amor.
Rio de Janeiro, Civilização
Brasileira, 1968
Agora responda:
1.Quais foram os principais elementos que fizeram com que você
escolhesse essa ordem dos parágrafos?
2. Quem é a Senhora a quem o narrador se refere? O que aconteceu com ela? Como você chegou a essa conclusão.
3.Depois de organizar
os parágrafos, você deve ter conseguido compreender certas particularidades da
vida da senhora e do narrador . Cite algumas atitudes que o narrador e a Senhora
costumavam ter que ajudaram você a entender como era a vida dos dois.
Adorei as atividades. Gostaria que vc compartilhasse incentivos à leitura que tenha dado certo...Meus alunos não gostam muito de ler, principalmente, os da tarde...
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