IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

domingo, 9 de setembro de 2012

Atividade lúdica para produção de texto- TRANGRAN

Tangran

Procedimentos:

1ª. etapa

            Apresentei para os alunos o Tangran,  um jogo que milenar que exige astúcia e reflexão, um quadrado cortado em  sete peças que  juntas criam as mais variadas formas.
            Distribuí um molde (em sulfite colorido) já pronto do Trangran para cada aluno (a professora de educação artística trabalharia todo o processo do Tangran posteriormente com os alunos).
            Em dupla, um aluno deveria instruir o outro a montar uma figura sobre a carteira, poderia ser um animal, objeto ou humana.
            Após a criação da figura, deveriam colar numa folha branca e caso quisessem, fazer os detalhes  com canetas coloridas. Quando todos terminaram de colar, pedi que escrevessem atrás o nome da figura.
            Com fita crepe, colei os trabalhos no quadro negro e perguntei o que era cada figura. Algumas estavam muito fáceis de identificar, outras nada lembravam com o que os criadores escreveram como identificação.
            Anotei ao lado os nomes das figuras: galo, homem, mulher, menino, menina, pato, coelho, gato e cachorro.
 

2ª. etapa

Produção textual
            Os alunos escreveram uma narrativa, na qual deveriam aparecer algumas das figuras criadas na aula anterior.

 Resultados


            A atividade com tangran foi muito divertida, embora percebi que alguns alunos tinham muita dificuldade em entender os comandos e não conseguiram formar as figuras, só quando viram um modelo  pronto.
            A produção textual foi dentro do esperado. Algumas histórias ficaram bem interessantes, os alunos gostaram muito da atividade e ao final todo mundo produziu, de acordo com a possibilidade de cada um.

*para obter o molde do tangran, clique em 


Nenhum comentário:

Postar um comentário