Tangran
Procedimentos:
1ª. etapa
Apresentei para os alunos o Tangran, um jogo que milenar que exige astúcia e reflexão, um quadrado cortado em sete peças que juntas criam as mais variadas formas.
Distribuí um molde (em sulfite colorido) já pronto do Trangran para cada aluno (a professora de educação artística trabalharia todo o processo do Tangran posteriormente com os alunos).
Em dupla, um aluno deveria instruir o outro a montar uma figura sobre a carteira, poderia ser um animal, objeto ou humana.
Após a criação da figura, deveriam colar numa folha branca e caso quisessem, fazer os detalhes com canetas coloridas. Quando todos terminaram de colar, pedi que escrevessem atrás o nome da figura.
Com fita crepe, colei os trabalhos no quadro negro e perguntei o que era cada figura. Algumas estavam muito fáceis de identificar, outras nada lembravam com o que os criadores escreveram como identificação.
Anotei ao lado os nomes das figuras: galo, homem, mulher, menino, menina, pato, coelho, gato e cachorro.
2ª. etapa
Produção textual
Os alunos escreveram uma narrativa, na qual deveriam aparecer algumas das figuras criadas na aula anterior.
A atividade com tangran foi muito divertida, embora percebi que alguns alunos tinham muita dificuldade em entender os comandos e não conseguiram formar as figuras, só quando viram um modelo pronto.
A produção textual foi dentro do esperado. Algumas histórias ficaram bem interessantes, os alunos gostaram muito da atividade e ao final todo mundo produziu, de acordo com a possibilidade de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário