Estratégias de Avaliação
A avaliação é um instrumento necessário e permanente do trabalho docente no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a avaliação é uma tarefa complexa e não pode se resumir a realização de provas e atribuições de notas decidindo quem deverá ser excluído. Deve servir para subsidiar a tomada de decisões em relação à continuidade do trabalho pedagógico do processo de ensino/aprendizagem. Os resultados obtidos nos procedimentos avaliatórios não devem privilegiar apenas aprendizagens que envolvam memorização ou mera classificação.
A avaliação serve para verificar em que medida os alunos estão alcançando os objetivos propostos nos projetos pedagógicos para o processo ensino-aprendizagem, constatar progressos e dificuldades do aluno e reorientar o trabalho do professor, entre outros. Para uma avaliação eficaz é necessário usar estratégias que possibilitem ao aluno integrar conteúdos, fazer análises e investigações, permitindo ao aluno ampliar suas possibilidades de questionamento e tomada de decisões diante de situações-problemas, estudos de casos, exercendo sua autonomia no processo de aprendizagem.
Ao abordar um novo tema ou tópico do currículo, o professor poderá fazer um diagnóstico inicial, levantando o conhecimento prévio dos alunos, verificando o quanto eles já sabem do assunto, o interesse, as concepções sobre o tema (mesmo que equivocadas). Isto ajuda a avaliar as necessidades de aprendizagem dos alunos e as estratégias necessárias para auxiliá-los na transição dos conceitos que já sabem e o que aprenderão.
Após essa primeira etapa, o professor pode direcionar e orientar os alunos nas realizações de tarefas ou trabalhos, como por exemplo, a elaboração de portfólio, que é coleção organizada de trabalhos produzidos pelo aluno, um registro a médio/longo prazo da evolução do rendimento do aluno e da evolução das suas atitudes. O portfolio permite uma avaliação das competências desenvolvidas pelo aluno, ao longo de um determinado processo, pois inclui um conjunto variado de realizações dos alunos, permitindo evidenciar que competências foram desenvolvidas, o empenho, progresso e conquistas dos alunos.
No final do processo, os alunos poderão compartilhar portfólios e amostras de seus trabalhos com os colegas, e apontar seus interesses, aprendizagens e objetivos.
Estas estratégias permitem avaliar a compreensão, as capacidades e os conhecimentos, não apenas ao final do projeto ou de um tópico curricular, mas durante todo o processo, sendo importante na reflexão e autoavaliação do aluno no processo de aprendizagem.
Certamente este tipo de avaliação demanda tempo, trabalho e empenho, mas apresenta estratégias que permitem, não apenas ao professor como também ao aluno, identificar se as metas de aprendizagem foram atingidas.
● Didática do Ensino Superior
Profa. Yara Rosa Melo Susuki
● Como fazer um portifólio
http://content.yudu.com/Library/A10i5r/Comofazerumportfolio/resources/3.m
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