IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Interpretação de texto (inferências e suspeitas inteligentes)


O texto a seguir parece muito vago, mas é possível saber do que se trata aliando a interpretação e o conhecimento de mundo. A atividade que eu adaptei  do Parâmetros em Ação ( Lá as só tem as perguntas da parte 1, mas eu sugiro trabalhar com mais informações, pois as respostas às essas questões se encontram no texto, mas dificilmente os alunos perceberão do que se trata. Já  na segunda parte, há  dicas que levarão o leitor  a dar um significado ao texto e na terceira parte os termos são decifrados, clareando (para todos) o sentido do texto.

 

Com gemas preciosas para financiá-lo, nosso herói desafiou bravamente os risos escarninhos que tentavam dissuadi-lo de seus planos. “Vossos olhos vos enganam”, retrucou, “um ovo e não uma mesa tipifica este planeta inexplorado!” E então três irmãs valentes se lançam em busca de provas. Desbravando caminhos, algumas vezes através de vastidões tranquilas, mais amiúde em meio a picos e vales turbulentos, os dias tornam-se semanas – tantas quantas os vacilantes que espalhavam rumores a respeito do horizonte. Finalmente, não se sabe de onde, criaturas aladas e bem-vindas apareceram, anunciando um sucesso momentâneo.


( In Texto e leitor, de Angela Kleimman, Ed. Pontes/Unicamp.)

Parte 1 - Após ler com atenção o trecho acima, responda:
• Quem nosso herói desafiou?   
• O que tipifica este planeta inexplorado?                              
• O que fazem as três irmãs?      
• Quem anunciou um sucesso momentâneo?

 Parte 2

Sabendo que as três irmãs são as caravelas  Pinta, Nina e Santa Maria, e esse  texto trata de um fato histórico, responda:

 -  Quem é o “nosso herói”?

 -  Qual é “este planeta inexplorado” de qual o texto fala?

  - O título do texto é:
                 A descoberta da _______________por ____________ _____________.

 Parte 3

Revendo o texto:

Com gemas para financiá-lo -a Rainha da Espanha, Isabel de Castela, empenhou suas próprias jóias para financiar a viagem de Cristóvão Colombo às Índias (América).

Desafiou os risos escarninhos - Os membro da corte desdenhavam de um um estrangeiro recém-chegado com uma proposta de atingir as Índias rumando para o Oeste, enquanto os portugueses alcançavam a cada dia mais conquistas, contornando a África.
 Um ovo e não uma mesa tipificam corretamente esse planeta inexplorado: Na idade média, muitos  acreditavam que a Terra era plana.

Abrindo caminho, às vezes através de imensidões tranqüilas, mas amiúde através de picos e vales turbulentos: Os perigos  da navegação em mares desconhecidos,  os aventureiros enfrentavam às vezes calmarias, às vezes grandes tempestades.

Os dias se tornaram semanas [...]: A demora para alcançar terra firme e o medo  da tripulação que temiam despencar quando o mar terminasse.

As três irmãs fortes e resolutas: A frota de Colombo era formada pelas caravelas Santa Maria, Pinta e Nina.

Um comentário: