IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Gênero Biografia – sugestão para produção


Gênero Biografia – sugestão para produção



Após a leitura de algumas biografias, poderá solicitar aos alunos que produzam a biografia de alguma pessoa da família ou próxima, pois pedir que façam biografias de pessoas importantes a partir de pesquisas, eles podem apenas “colar” alguma da internet. A sugestão a seguir parte de algumas instruções que podem ser modificadas de acordo com o objetivo da proposta e da série.

Produção de BIOGRAFIA: 

      1 . Defina quem será o biografado (a), deverá ser alguém da família ou pessoa próxima, que tenha uma história de vida que você julgue interessante relatar.

      2.   Anote tudo o que já sabe sobre ela.


        3.   Faça uma relação do que você ainda precisa ou ache interessante saber sobre a pessoa; elabore as questões para entrevistá-la.


       4. Antes de entrevistá-la, comunique que essa entrevista será a base para produzir uma biografia e peça-lhe o consentimento, já que o texto poderá ser lido por várias pessoas ou fazer parte de um projeto da escola.


          5.  A partir das informações coletadas nos itens anteriores, comece a elaborar o texto, lembre-se que esta é apenas a  1ª versão.

  •  Como será o início do seu relato? O começo será a partir do nascimento? De algum fato relevante? 
  •   Quais fatos merecem maior destaque?


         6. Após verificar se seu texto está de acordo com o gênero proposto, faça uma versão final considerando:
      
  • As ideias estão claras, os parágrafos estão bem distribuídos?
  • A linguagem está de acordo com a norma padrão?
  • Existem problemas de ortografia ou de concordância verbal ou nominal
  • O texto está interessante para o leitor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário