IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

domingo, 24 de março de 2013

O menino e o arco-íris -Interpretação de texto 8º/9º anos


(atividade adaptada do Saresp 2004, acrescentei outas questões)


O menino e o arco-íris

Era uma vez um menino curioso e entediado. Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão: esperava certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns objetos mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao chão, quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos depois da ação. Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se dos copos: no fim de tudo era vidro e só vidro.
Mais tarde pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´Angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre.
Não pensava, não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a realidade.
Quando pôde sair à rua, teve novas esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço possível, ruas, praças, largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas, automóveis e um trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade: canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da rua, voltou para o seu quintal.
O tédio levou o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor como no cinema, não encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que as águas eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!
Desde então, todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio.
E daí?
(GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris. São Paulo: Ática, 2001. p. 5)

Após ler atentamente o texto,

1.Identifique
Título:
Autor:
Obra da qual faz parte:

2.“Mas logo se acostumou a todos eles”.O termo em destaque refere-se no texto a

(A) animais no quintal.                          (B) cadeiras e mesas. 
(C) sapatos e copos.                            (D) jogos de azar.

3. Pode-se concluir que o tema do texto é

(A) a curiosidade.                                (B) a insatisfação.         
(C) a natureza.                                   (D) a saudade.

4. De acordo com o texto, o menino procurava, desde criança, por

(A) alguma coisa surpreendente.            (B) galinhas e plantas interessantes.
(C) um arco-íris.                                   (D) banhos de mar.

5. E daí?” A frase final do texto demonstra que a opinião do narrador sobre o destino do menino é de

(A) pena e desespero.                                 (B) simpatia e aprovação.
(C) indiferença e conformismo.                     (D) esperança e simpatia.

6. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!”
No trecho, os sinais de pontuação empregados assinalam

(A) o tédio do menino.                                (B) a surpresa do menino.
(C) a dúvida do narrador.                            (D) o comentário do narrador.

7. Esse texto é:
(A) uma crônica      (B) uma notícia  (C)  informativo       (D) fábula

8. Como você descreveria o menino?
9. Por que o menino sempre abandonava as coisas que encontrava?
10. Comente sobre o desfecho do texto, dando sua opinião.



 


Obs.: No livro O menino e o arco-íris os textos falam sobre o cotidiano de uma forma encantadora, misturando humor e lirismo para leitores de todas as idades.

31 comentários:

  1. Adorei esse texto mesmo no fim que ele vai para um manicomio eu acho interessante que ele quer aprender coisas novas quer fazer coisas novas ele gosta de revolucionar é muito intressante

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito e usarei em minhas provas para o 8º Ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Amei o texto ele é de grande valia para a proposta de trabalhando que venho desempenhando com minhas turmas.Uma bração.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!

    Estou estudando esse texto e fiquei na dúvida quanto ao gênero a que pertence. Sei q é classificado como crônica, mas me parece mais um conto. Poderia esclarecer essa dúvida?

    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Realmente há algumas semelhanças entre conto e crônica, e às vezes fica difícil de ter certeza, mas um dos atributos da crônica é ser um gênero híbrido que oscila entre a literatura e o jornalismo, é feita para veicular em jornal ou revista, resultado da visão pessoal, particular, subjetiva do cronista ante um fato qualquer, colhido no noticiário do jornal ou no cotidiano. No caso desse texto, é realmente uma crônica, pois foi escrita nos anos 60 para o “Jornal do Brasil”.
    Se quiser saber mais sobre a diferença entre esses gêneros, tem um matéria ótimo em http://www.slideshare.net/AulasDePortugues/portugus-contos-e-crnicas.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na 2 num poderia ser cadeiras e mesas.porque ele teve que se acostumar com essas coisa antes dos animais nos quintais

      Excluir
    2. Está no trecho "...descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´Angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles...então no caso realmente se refere aos animais.

      Excluir
  6. Adorei ...o meu filho de 10 anos está tendo dificuldades em interpretação de texto e eu quero muito ajuda-lo desde ja, para que essa dificuldade não cresça num futuro próximo e foi esse livro que eu loquei na biblioteca para ele ler...hahaha agora terei material para estudar com ele :-) me ajudou muuito obrigada!!

    ResponderExcluir
  7. Seu blog é maravilhoso! Parabéns por estar compartilhando seus conhecimentos com todos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei visitar seu blog, recomendo para os amantes da leitura!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei participar do seu blog, é maravilhoso que colei este texto no meu blog..............

    ResponderExcluir
  10. Adorei! Vou usá-lo em sala de aula...Obrigada!
    Josiane

    ResponderExcluir
  11. Precisamos muito deste suporte! obrigada!
    Marinei Auzier.

    ResponderExcluir
  12. EU ADOREI ESSE TEXTO
    MUITO LEGAL !!!
    EU AMEI
    PARABENS PELO SEU TRABALHO

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Obra é o livro, então a pergunta é: qual o livro que contém esta cronica?

      Excluir
  14. Qual é a letra b) na questão 3 ?

    ResponderExcluir
  15. Você conhece o livro AS TRêS PARTES? Muito bom para trabalhar em sala de aula. Entrego um quadrado de color set para os alunos, eles desenham a casinha igual a do livro, faz a divisória em trÊs partes, enquanto eu conto a história,eles vão montando os seres e os objetos que a casinha vai se transformando. www.youtube.com/watch?v=w6JoQxJgb3Y. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei muito interessante a sua dica, realmente não conhecia e gostei muito do livro e espero usá-lo em oficinas com os alunos das séries iniciais. Abraços,

      Excluir
  16. Realmente, as questões são excelentes !
    Porém, me parece que todas as respostas são letra "a" .
    Pode me explicar , o porque das alternâncias ?
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo das atividades está o gabarito, e nem todas as letras são A.

      Excluir
  17. Adoreiii.... principalmente a parte do arco íris

    ResponderExcluir
  18. Tinha questões que poderia considerar outras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São apenas sugestões de respostas, sempre se pode "ver" de outra perspectiva e assim considerar outra possibilidade.

      Excluir
  19. os textos são enormes, fica complicado para inseri-los em provas.

    ResponderExcluir
  20. Na questão 02, você diz: "O termo em destaque...", porém não destacou nenhum. Seria: "eles"?

    ResponderExcluir
  21. Insiro meus textos em provas normalmente. Ou quando são várias salas eu produzo um número x de cópias e dou a folha de prova separadamente. Acredito que alunos do fundamental 2 devam ler textos mais complexos, não acha?

    ResponderExcluir