IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

domingo, 7 de abril de 2013

Interpretação e produção textual 7º/8º ano A despedida



A atividade será dividida em 2 partes – interpretação e produção textual

A DESPEDIDA 

              Zeca entendeu tudo na hora. Deu um grande abraço no irmão. Trocaram um olhar, e meio que combinaram tudo, sem dizer nenhuma palavra. Foram detrás do prédio. Não acharam nenhum lugar de que gostassem. Caminharam um pouco mais e chegaram num terreno baldio. Pararam perto duma árvore, cavaram a terra com as pazinhas que tinham trazido. Enterraram o hamster no maior silêncio.
              Cobriram a cova com a terra. Com tristeza, com dor, Zeca fez uma cruz com dois paus de madeira que encontrou pelo caminho e amarrou com elástico. Com uma caneta escreveram: “Olhos vermelhos. Dez meses de idade. Saudades de Edu e Zeca.”
              Voltaram para casa chorando. Edu se apoiava em Zeca, que caminhava devagarinho, sentindo que a ocasião não era pra nenhuma estanabação. Deu o tempo que o Edu precisava. Não disse nada, nem ouviu nada. Só silêncio e lágrimas rolando.
              Em casa, Edu se trancou no quarto. Não quis saber de mais nada. Nem de jantar, muito menos de conversar ou ver tevê. Zeca até emprestou o seu videogame, mas nem isso animou o Edu. Deitado na cama, olhos fechados, coberto até o pescoço, porque estava sentindo frio, só pensava na falta que Olhos Vermelhos ia fazer. Chorou até dormir. Dormiu de cansaço.
              Edu sofria, Zeca chamava o irmão pra ler suas revistinhas, mas Edu nem se interessava... A mãe insistia pra que ele fosse dar umas voltas, brincar com os amigos, jogar futebol, apostar corrida, pedalar na bicicleta. Ele só queria ficar em casa. Pensando.
              Resolveu desenhar num caderno grosso tudo o que lembrava as aprontações e da carinha marota de OlhosVermelhos. Ficava horas nisso... Tinha perdido alguém que adorava! E quem perde alguém tão querido não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina. Os pais tinham que entender que perder o melhor amigo era duro. Muito duro. Talvez mais tarde encontrasse alguma coisa que o consolasse. Agora, por enquanto, nesse momento, não tinha nada, nadinha! Só um coração vazio.
(ABRAMOVICH, FANNY.IN: OLHOS VERMELHOS .SÃO PAULO: MODERNA ,1995.)

1ª parte – Interpretação e análise

1.Qual é a autoria do texto? Em qual livro está publicado?

2.Qual o tema principal de A despedida?Assinale apenas uma alternativa:
(  ) animal de estimação           (   ) lidar com as perdas de algo ou alguém  
(   ) amizade                           (   ) afeto entre irmãos

3. Quem era Olhos Vermelhos?

4. Quem eram Edu e Zeca?

5.Qual dos dois meninos  ficou  mais triste pela perda? Qual poderia  seria o motivo?

6.Qual a relação entre o título A despedida  e o texto? Explique com suas palavras
mais sugestões, a produção e o gabarito:


7. Que outro título você daria, considerando a relação com o texto?

8. Escreva duas ações que estão no texto comprovando que Zeca se importava com o sofrimento do irmão.

9.”E quem perde alguém tão querido assim não sai dando voltas por aí, procurando um jogo de futebol ou tomando sorvete na esquina.” Você concorda com essa ideia? Justifique sua resposta.

10. Você já sofreu uma grande perda? Se quiser, relate em um parágrafo a sua experiência e como lidou com isso.

2ª parte
Produção de texto.

Continue o texto, elaborando um final bem interessante. Lembre-se de manter:

o foco narrativo (nesse caso, 3ª pessoa)
a coesão (ligação) com o texto lido.
a coerência (sentido) em relação ao que você leu.
fazer parágrafos
usar pontuação adequada
mínimo 12 linhas

Gabarito- sugestão

1.Fanny Abramovich – Livro Olhos Vermelhos
2. A perda...os outros temas até podem aparecer mãos o principal é lidar com as perdas de algo ou alguém  
3. O hamster
4. Eram dois irmãos.
5. Edu, o hamster era dele e pelo contexto era mais novo que Zeca.
6. A despedida de alguém que era amado pelos meninos e que morrera, no caso, o hamster e como eles lidariam com a perda.
7. a 10. (resposta pessoal)

13 comentários:

  1. bacana professora, vou usar com meus alunos.

    ResponderExcluir
  2. muito bom
    !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. legal gostei me ajudou muito na prova de interpretaçao de texto tirei 7,0

    ResponderExcluir
  4. Texto perfeito... para refletir sobre a gramática textual, deu para explorar bastante o uso de advérbios e locuções adverbiais.

    ResponderExcluir
  5. Achei otimo a postagem consegui termina toda minha li;'ao muito obrigado !!!!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. PROFESSORA,VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS PELO RICO BLOG.USEI ALGUNS TEXTOS.
      OBRIGADA

      Excluir
  7. Parabéns! A interpretação sempre aliada à produção textual!!!
    Leila Brito

    ResponderExcluir
  8. excelente trabalho...aproveitei alguns textos para trabalhar com os meus alunos...

    ResponderExcluir
  9. Meus alunos adoraram !!!

    ResponderExcluir