IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

sábado, 28 de setembro de 2013

Notícias - atividade 6ºano explorando e interpretando


Elaborei essa atividade pensando no meu 6º ano, pois os alunos já tem um maior entendimento dos tempos verbais, para reconhecer as marcas linguísticas do gênero notícia. Pretendo explorar duas dimensões do gênero: o plano global (no caso da atividade 1, o lead) e o estilo (atividade2), além da interpretação (atividade 3).

ATIVIDADES

Como vimos anteriormente, a notícia relata um fato recente, de interesse público, com objetividade.
Leia com atenção as notícias abaixo para realizar os exercícios:

Notícia 1

Ih, qual é o caminho?
por Talita Bedinelli

Parece história de filme, mas aconteceu de verdade mesmo.
Neilson Oliveira de Lima, 3, de Pupuaí, no Amazonas, passou um susto e tanto quando ficou 12 dias perdido na selva amazônica há algumas semanas, até ser encontrado por um caçador.
         Toda a história começou quando o menino resolveu seguir o pai, que foi trabalhar na roça. Depois, não sabia voltar para casa.
         Para sobreviver, ele teve que beber água da chuva e comer frutas que estavam caídas no chão. Estava acostumado com a vida na floresta. "Lá, eles andam descalços, sobem em árvore e aprendem a nadar ainda pequenos", diz Núbia Vasconcelos, psicóloga que cuidou dele no hospital.
Folhinha (03/19/2007)

Notícia 2
Zoo de SP troca remédios por 'terapia' para desestressar animais
Atividades desenvolvidas por biólogos ajudam a eliminar o tédio do cativeiro e a evitar casos de doenças psíquicas
por Eduardo Gonçalves

A vida em cativeiro provoca alterações no comportamento natural dos animais que, em casos mais graves, podem desencadear uma doença típica dos humanos: a depressão aguda. Esse tipo de problema poderia levar a um tratamento com antidepressivos de tarja preta, como foi o caso de algumas aves do Zoológico de São Paulo. Para evitar que os bichos precisem de medicamentos, o zoo, que é o maior da América Latina, desenvolveu um programa que funciona como uma terapia para os mais de 3 000 animais que abriga. O Programa de Enriquecimento Comportamental (Peca) tem como objetivo fazer os bichos se sentirem em casa, reproduzindo ações que fariam em seu habitat natural, além de outras "mordomias".
As atividades funcionam como um hobby ou exercício físico para os humanos – elas são planejadas para minimizar o stress e a ansiedade dos bichos encarcerados e, ao mesmo tempo, driblar o tédio. 
Um dos  grupos que mais sentem os benefícios da "terapia" são os chimpanzés devido à sua personalidade explosiva e enérgica. O local onde moram é equipado com troncos, cordas, pneus, camas elásticas e um falso cupinzeiro. A mobília improvisada reproduz o ambiente natural da espécie: florestas tropicais e savanas. 
O “cupinzeiro” consiste numa estrutura de plástico repleta de buracos, cujo fundo armazena uma papinha feita de mel e frutas. Os chimpanzés se apoderam de galhos, que ficam espalhados no recinto, afundam as pontas dos gravetos nas cavidades, e levam as geleias até a boca. É como se estivessem caçando insetos na natureza – com sabor mais adocicado.
(adaptado de http://veja.abril.com.br 16/09/2013)

Para ver as atividades clique em



Atividade 1
a) Após a leitura, preencha o quadro abaixo:

Notícia 1
Notícia 2
O quê


Quem


Quando


Onde


Como


*( retirei o Por quê das questões referente ao lead pois apresenta maior dificuldade para resposta) 
   
b) Em que parte da notícia você encontrou a maioria dessas informações?
 _______________________________________________________________________________

Geralmente as notícias são introduzidas por um parágrafo chamado  lide (lead), que apresenta as informações básicas, como você pode perceber no exercício 1.

Atividade 2
2. Agora preste atenção aos títulos das duas notícias em contraste com o corpo do texto:
a) Qual é o tempo verbal predominante no título de cada notícia? _________________________

 b) Esse tempo verbal dá ideia de:

(    ) atualidade  do fato    (    )  antiguidade do fato

c) No corpo do texto 1, se mantém o mesmo tempo verbal? 

(   ) sim                 (   )não 

Caso a resposta seja "não", indique o tempo verbal predominante. __________________________

d) Esse tempo verbal dá ideia de uma ação

(   ) acabada    (   ) contínua

e) Nas notícias, o relato é feito em 3ª pessoa. Por quê?
_________________________________________________________________________

f) Se você lesse apenas os títulos das duas notícias, qual chamaria mais a sua atenção para a ler a  notícia?
 ________________________________________________________________________

Atividade 3
 a)Por que a autora da notícia 1 diz que a história do menino “parece coisa de filme”?

b) Qual é a doença (típica de humanos) que animais em cativeiros podem desenvolver, segundo a notícia 2?

c) Qual é o nome do programa desenvolvido no Zoológico de São Paulo para ajudar esses animais?

d) Que animais sentem mais benefícios com essa “terapia” e como ela funciona com esse grupo?

e) Qual das duas notícias você achou mais interessante? Por quê?
 




8 comentários:

  1. Olá! Poderia postar o gabarito das questões? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, deixei de postar respostas pois alunos também têm acesso e acabam copiando. Envie um email para fate.profa@gmail.com que lhe envio a atividade resolvida.

      Excluir
    2. Por favor preciso do gabarito !!!

      Excluir
    3. Enviei, mas se não receber, deixe seu email.

      Excluir
  2. OlÁ! Adorei suas atividades. Mas sem querer abusar, poderias me passar as respostas? Aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, me envie seu email para eu possa mandar o gabarito.

      Excluir
  3. Olá! Muito obrigada por compartilhar suas atividades!
    Gostaria de fazer três ressalvas sobre a atividade 2: (i) na letra B, sujeito e predicado foram separados por vírgula; (ii) na letra C, a frase foi iniciada pelo pronome oblíquo átono SE e (iii) na letra D, não fica claro a qual tempo verbal a questão está se referindo, já que há duas possibilidades.
    Abraço,
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lá Camila, obrigada pelas ressalvas. Na letra C a partícula "se" não é pronome, ela tem função morfológica de uma conjunção, mas para evitar equívocos trocarei por outra palavra equivalente. A letra D é continuidade da questão anterior sobre o corpo da 1ª notícia. Um abraço,

      Excluir