Em Sorôco, sua mãe e sua filha, não é a
história que mais chama a atenção, e sim o modo como ela é contada. Nele
verifica-se características típicas de Guimarães Rosa, como a ortografia
própria, que chega a se desviar muitas vezes do padrão gramatical, os
neologismos, a fala regional entre outras. Escolhi esse conto pois acho muito
interessante e com muitos planos de leitura.
Nesta atividade é interessante falar sobre Guimarães Rosa e
seu estilo. Em relação ao conto, ao fazer a leitura pedir aos alunos que
prestem muita atenção aos elementos da narrativa, aos personagens e ao narrador
(apenas observador? Participa de alguma maneira na história?). Pedir para que
registrem as palavras desconhecidas ou que causem “estranhamento”. Ao preparar
essa atividade o ponto de partida foi a sugestão de FARACO e MOURA (que não
contemplam o gênero ou a estrutura narrativa) em Literatura Brasileira, mas ao
consultar várias análises do conto,
algumas questões são mais interessantes, e nem sempre há consenso. Uns dizem
que Sorôco termina louco, outros, que apenas cantava para lembrar das duas
mulheres Para alguns o tema é a solidariedade e para outros é a loucura. Fico
com a segunda opção. Quem desejar a sugestão do gabarito segundo a minha
análise e os outros textos que serviram de base para a elaboração, é só mandar o e-mail que
enviarei.
Providenciar as cópias do conto (caso não tenha o original, mas
o interessante é ter o livro em mãos (Após a atividade tem o conto em PDF para dowload). Essa atividade demanda mais
tempo que as outras interpretações.
Sorôco,
sua mãe e sua filha
Interpretação
e análise:
1. Organize a sequência do conto:
( ) Durante
o trajeto, um canto alto e desafinado da filha.
( )População
canta junto.
( ) Avó
senta-se no estribo e canta também.
( )Vagão especial aguarda duas mulheres para levá-las
para Barbacena.
( )Trem
parte.
( )Viúvo
Sorôco surge de braço dado com mãe e filha.
( )Despede-se das
únicas parentes.
( )Sorôco
não olha para trás e volta cantando.
( )População
acompanha o acontecimento.
2.Releia
o conto observe bem os elementos da narrativa. Onde a história se passa, como é
o cenário? Além do protagonista e das outras personagens há outros? O narrador
faz parte da história ou é apenas observador? Depois preencha a tabela.
Tempo
da história
|
|
Espaço
(cenário)
|
|
Protagonista
|
|
Personagens
secundários
|
|
Figurantes
|
|
Narrador
|
3.
Com que finalidade Sorôco leva sua mãe e sua filha à estação?
4.Na
opinião do povo, o que representava para
Sorôco a partida das duas mulheres?
5.
Durante a narrativa, vamos conhecendo algumas características das personagens.
Escreva três características para:
Sorôco
-
Mãe
-
Filha -
Povo
–
6. Assinale
V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações abaixo:
( ) A comunidade se
compadece de Sorôco, compreende sua dor, por ter que se separar da única
família que possuía.
( ) Em "Sorôco,
sua mãe, sua filha," em particular, o narrador figura como um observador
que, no decorrer da história, se torna participante.
( ) Neste conto, a história é narrada depois de já ter
acontecido, pois quase todos os verbos estão em pretérito.
( ) Sorôco acompanha a mãe a filha à estação, onde um vagão as espera para
levá-las a Barbacena para visitar parentes.
7.O conto trata
de uma problemática universal do ser humano. Qual é?
8. O que se pode entender por:
vistoso
telhadilho
fiosa
virundangas
fichu
docementes
transmodos
maltrapos
humildoso
9. No conto, além do tema da loucura, qual é
outro tema que podemos apontar?
10.O que pode significar a maneira como as ruas
são tratadas: Rua de baixo, onde Sorôco morava e Rua de cima, onde ficava a
estação?
11.Que elemento
no final do conto funciona como fator de união entre todas as personagens?
12. Sorôco no
final, termina cantando a mesma cantiga que as duas “loucas” cantaram. Para
você, o que pode significar esse fato?
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Conto para dowload
http://pt.scribd.com/doc/226011170/Soroco-Conto
Nenhum comentário:
Postar um comentário