Atenção

Para compartilhar as atividades do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia. Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Estrelas em greve - interpretação

Esse conto é ótimo, pode-se trabalhar o uso do dicionário, o conhecimento de mundo e a interpretação propriamente dita. 

Estrelas em greve


Todas as noites, as mulheres se punham diante da televisão para ver as novelas. Os homens cochilavam no sofá e a criançada com os computadores. Ninguém tinha tempo de olhar para o céu.
Sem plateia, as estrelas decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A Lua, solidária com as amigas, aderiu ao protesto e também se escondeu.
Foi um fuzuê no mundo inteiro. As galinhas, que dormiam com a estrela- d’alva, perderam o sono e deixaram de botar ovos. As corujas pararam de piar. Os tatus não saíram mais das tocas. Os grilos silenciaram. Os anjos da guarda, que desciam à noitinha para ninar as crianças, perdiam-se no caminho. As damas da noite não abriram mais suas pétalas. No escuro, o vento não enxergava nada e não sabia para onde soprar. Os poetas caíram em desânimo e a produção de poesia imediatamente cessou. Os agricultores ignoravam se era ou não a época certa para semear. As marés, desorientadas, subiam e desciam à deriva.
Então, os homens descobriram que aquilo tinha a ver com o sumiço das estrelas. Chamaram os melhores astrônomos, mas eles não souberam explicar o ocorrido. Convocaram as feiticeiras para resolver o assunto, elas fizeram lá suas mandingas, mas não adiantou nada. A coisa estava realmente preta.
Até que, numa noite, um homem saiu de casa e se pôs a contemplar o céu na escuridão. Lembrou que a mãe lhe ensinara a posição do Cruzeiro do Sul. Outro se juntou a ele e recordou as histórias de Lua cheia, quando aparecia o lobisomem. Um velho ouviu a conversa dos dois e veio contar que, em criança, tinha visto o Cometa Halley. Apareceu uma mulher e comentou que só cortava os cabelos na Lua minguante. Outra mulher falou que, havia alguns anos, vira uma estrela cadente e fizera um pedido. O marido ouviu-a e disse que o pedido era ter o amor dele para sempre. Outro homem contou que lhe nascera uma verruga no dedo porque, quando garoto, apontara para as Três–Marias. Aos poucos, as pessoas foram saindo de casa e cada uma tinha sua história para contar sobre a Lua e as estrelas.
Quando estavam todos na rua olhando o céu vazio, as estrelas, que os observavam do fundo
da noite, apareceram de surpresa, acendendo-se ao mesmo tempo. Foi lindo: parecia uma chuva de gotas prateadas.
Em seguida, despontou a Lua, com seu brilho magnífico, como um holofote.
Aí todos entenderam o motivo daquela greve. E, imediatamente, decidiram em consenso: podiam ver televisão, dormir no sofá e brincar com o computador todas as noites. Mas, de vez em quando, iriam dar uma espiadinha no céu para ver o show das estrelas.


                                                   João A. Carrascoza -  Estrelas em greve
Conto publicado na Revista Nova Escola nº 107-  Fundação Victor Civita


1.Ao ler o texto, certamente algumas palavras você desconhece. Sublinhe-as e procure os significados no dicionário.

2.Em qual sequência os fatos acontecem?Numere-os na ordem correta:
(  ) As pessoas tentaram resolver o problema das estrelas.
(  ) As estrelas e a Lua se esconderam.
(  ) As pessoas deixaram de observar o céu, só ficavam dentro de suas casas.
(  ) As pessoas aprenderam uma importante lição.
(  ) Uma tremenda confusão aconteceu no mundo inteiro.
(  ) Todos começaram a se lembrar e a comentar histórias sobre a Lua e as estrelas.

3.Você já deve ter ouvido falar em “greve”, comente sobre isso (o que é greve, qual o objetivo de  fazer greve, alguma greve que teve recentemente...).

4.No texto, qual foi o motivo que levou as estrelas fazerem uma greve?

5. Que consequências  a greve das estrelas provocou?

6.Quando os homens descobriram “ todo o fuzuê no mundo” tinha a ver com o sumiço das estrelas, que atitude tomaram? Estas medidas adiantaram? Explique.

7.No texto, as estrelas conseguiram ter sucesso com a greve? Justifique a sua resposta.

8. Em que momento as estrelas decidiram voltar a iluminar o céu?

9. O que as pessoas decidiram quando entenderam o motivo das estrelas?

10. Qual é a lição que o texto Estrelas em greve nos ensina?



Nenhum comentário:

Postar um comentário