IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Notícia - interpretação 6ºano -Tóquio já tem filas para iPhone 6- lead e pirâmide invertida

Trabalhando o gênero Notícia

Na atividade que preparei, o objetivo é perceber que a notícia on-line segue parâmetros parecidos com a impressa. A técnica da pirâmide invertida (explicada após a notícia), ainda é muito usada na construção do texto. 


Há 9 dias do lançamento, Tóquio já tem filas para iPhone 6

10/09/2014
Tóquio - O lançamento do  iPhone 6 já gera expectativa em Tóquio, onde nesta quarta-feira (10/09/2014) uma dezena de pessoas já se posicionavam na fila para garantir um exemplar do novo modelo, que começará a ser vendido no próximo dia 19.
A loja da Apple no bairro de Ginza viu como os primeiros agarravam as cadeiras e provisões necessárias para aguardar até a sexta-feira, 12, às 16h (local, 7h em Brasília), quando começarão a ser feitas as reservas do novo modelo.
"São super rápidos e inteligentes", declarou à Agência Efe Tetsuya Tamura, um homem de 45 anos que acampa desde domingo ali, ao explicar sentado em uma cadeira de camping que a "qualidade" do iPhone é para ele a chave que marca a diferença em relação a outros smartphones.
Kan, um jovem de 20 anos, chegou segunda-feira à noite da Tailândia porque não estava "disposto a esperar" os dois meses que o telefone levará para chegar ao seu país.

As cadeiras, algumas vazias e rodeadas de malas e mochilas com roupa e comida, formam filas que parecem um acampamento improvisado, que é muito fotografado pelos curiosos que passeiam pela movimentada rua comercial do centro de Tóquio.
Em 2013, a Apple foi a empresa de telefonia celular mais bem posicionada no Japão, apontou um estudo publicado hoje no jornal "Asahi", que indicou que foram vendidas 14,4 milhões de iPhones no país ano passado.

Notícia, lead e pirâmide invertida

Notícia é uma narrativa curta sobre  um acontecimento atual, o assunto é  interesse geral, deve despertar a atenção do público).
Basicamente a notícia é constituída por duas partes:
            a) Lead (parágrafo-guia) - dá as informações mais importantes ( o quê,quem, onde, quando)
            b) Corpo da Notícia -  é  o desenvolvimento do Lead, no qual é  feita a descrição mais detalhada do que aconteceu, os pormenores (como, porquê)
O que é pirâmide invertida ?

Na notícia, a sequência começa do mais importante, geralmente no primeiro parágrafo (dependente do tamanho pode ser também o segundo) 




Atividade
1.Identifique na notícia:
a)Título -
b)Veículo de publicação –

2. Leia o lead e encontre as informações que responde aos seguintes itens:
Fato – o  que aconteceu?
Envolvidos – quem?
Quando?
Onde?

3.Nessa notícia são citados comentários de pessoas envolvidas no evento,  uma pessoa de 45 anos e outra de 20 . O que se pretende mostrar com esses exemplos?

4. Na sua opinião, porque essas pessoas ficam tanto tempo na fila só para comprar um Smartphone?

Nenhum comentário:

Postar um comentário