Atenção

Para compartilhar as atividades do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia. Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Lançamento do livro Dia a dia do professor- Revista Nova Escola

O dia a dia do professor – Nova Escola lança livro sobre os desafios em sala de aula

Fonte:
Jornal SupraBR - Por Fátima Pereira e Paulo Velasquez


Nesta última terça-feira, 09, aconteceu o lançamento do livro "O dia a dia do professor: como se preparar para os desafios da sala de aula”, publicado pela Fundação Victor Civita, em parceria com a Editora Nova Fronteira. O evento realizado na Livraria Cultura Bourbon Pompeia, em São Paulo, contou com as participações de Telma Vinha e Neurilene Martins, pedagogas e colunistas da revista NOVA ESCOLA, e Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita.


Na ocasião, conversamos com a equipe da NOVA ESCOLA sobre os objetivos e as motivações da publicação do livro. Maggi Krause, diretora de conteúdo da Fundação, contou que havia muito material na revista Nova Escola que falava ao professor iniciante e ao professor que já estava na carreira, e havia desafios que são comuns a todos nas salas de aula. “Eu e a Regina, coordenadora pedagógica da revista, resolvemos lançar uma edição especial, dividimos em capítulos, e fizemos um livro para ter a marca da revista Nova Escola nas livrarias, o professor está nas livrarias”, finalizou.
Meu exemplar autografado pela Neuri. Eu como professora,
 jornalista e admistradora do blog não poderia de registar 
essa foto com Telma e Neuri, colunistas da revista e 
Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da FVC (ao centro).
Regina Scarpa complementou: “A marca Nova Escola o professor conhece, ele confia, a revista dialoga com ele em linguagem bem tranquila, jornalística e que, ao mesmo tempo, tem consistência pedagógica”.
Sobre sua participação no projeto, a colunista Telma Vinha, da UNICAMP, comentou: “Minha contribuição na revista está ligada às questões de comportamento: os conflitos, indisciplinas, a questão do bullyng, e alguns desses artigos foram selecionados para compor o livro”. 
Neuri, também colunista da revista, explicou: “Meu diálogo com os professores está ligado às inquietações que eles enviam para que eu responda na minha coluna mensal e tratam das práticas pedagógicas, relativas às didáticas, como ensinar, como avaliar, como acompanhar a aprendizagem, e questões vinculadas aos projetos didáticos, e remete às possibilidades do professor ter atuação como protagonista”.
Dando sequência ao evento, após as conversas e autógrafos, os presentes puderam acompanhar no auditório da Livraria Cultura uma mesa-redonda com Telma e Neuri, mediada pela coordenadora Regina. As discussões sobre os desafios em sala de aula foram enriquecedoras, abordando as principais perguntas que recebem todos os meses e também questões levantadas pelos presentes. Neuri falou sobre as inquietações dos professores em relação à aprendizagem, ao letramento, a como ajudar alunos que não aprendem, as práticas avaliativas. Telma, por sua vez, falou sobre as questões comportamentais, a recontextualização do papel do aluno, a aprendizagem colaborativa, os conflitos que surgem na escola.

Sobre o livro

O livro aborda temas atuais, que fazem parte do cotidiano dos professores. Sua linguagem é clara e o conteúdo é de fácil entendimento, trazendo dicas e orientações de diversos especialistas em Educação e professores que atuam em sala de aula. As questões vão desde o primeiro contato com a turma e a interação diária, até temas como inclusão, bullying e cyberbullying.
Tanto para quem está começando como para quem já está há anos na carreira, o livro é um importante aliado para o professor se preparar para os muitos desafios da sala de aula. O livro já está disponível nas principais livrarias e a um preço bem convidativo.

Especialistas

Telma Vinha - assina a coluna sobre comportamento na revista NOVA ESCOLA.
Pedagoga, doutora em educação na área de psicologia, desenvolvimento humano e educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional dessa mesma instituição.

Neurilene Martins assina a coluna sobre sala de aula na revista NOVA ESCOLA. 
Pedagoga, doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). 

Regina Scarpa é coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita.
Mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).






Nenhum comentário:

Postar um comentário