Atenção

Para compartilhar as atividades do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia. Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Atividade 9º ano - Ortografia e Gramática- Meu primeiro emprego -

            1. Para essa atividade precisamos de 3 voluntários: Narrador, Gerente, Lígia.
            2. Questionar se Lígia foi bem na entrevista, se conseguiu o estágio ou não.
            3. Entregar cópias do texto “produzido” por Lígia. Questionar novamente.
            4. Levantar os principais problemas do texto.

         O anúncio de emprego, no quadro de avisos da escola, despertou o interesse dos jovens. Uma grande empresa oferecia três vagas no Depto. Administrativo, para jovens interessados em fazer parte do Programa Jovem Aprendiz. Os interessados deveriam agendar uma entrevista.
Lígia, aluna do 2º E, ficou muito feliz ao receber uma mensagem para comparecer ao escritório da empresa, na quinta-feira. Tinha uma amiga que começou nessa empresa como estagiária e agora era secretária da diretoria.
  Estava nervosa, mas era uma ótima comunicadora, tinha facilidade com as pessoas.
.....
  - Boa tarde, srta. Lígia, sou Fernanda, gerente de RH.
  - Boa tarde, sra. Fernanda.
  - Você tem alguma experiência em recepção ou rotina de escritório?
  - Não, nunca trabalhei, mas tenho facilidade em lidar com pessoas e gosto de aprender coisas novas, além disso sou bastante responsável.
  - Que bom! Por que você quer esse estágio?
  - Quero começar a trabalhar e ter meu próprio dinheiro, além disso, esse emprego permite que eu continue estudando de manhã, não vai interferir nos meus estudos, pois quero fazer faculdade de Administração depois de terminar o ensino médio.
  A gerente gostou muito de Lígia, mas para a função, além de ser boa comunicadora, a candidata precisava realizar algumas tarefas, como responder e-mails de clientes e fazer relatórios.
  - Srta. Lígia, você sabe bem usar computador?
  - Sim, sei.
  - E quais são os usos que você faz?
  - Uso o Word para fazer meus trabalhos de escola, faço pesquisa, aprendi a fazer planilhas no Excel, uso muito a internet.
  - Ok, estamos quase terminando. Por favor, pegue essa folha e escreva um pequeno texto. O tema é   “O primeiro emprego”
  Lígia sentiu um frio na espinha. “O quê? Redação? Ainda por cima escrita à mão? Ninguém falou que tinha que fazer redação em entrevista de emprego. Justo ela que odiava quando a precisava fazer uma para a escola.” E agora?” Passado o susto, começou a escrever.


 Os jovens quer trabalhar mas naum encontram muitas oportunidade. Geralmente as empresas querem que o candidato tenha esperiência, isso fica difíciu para o jovem que está buscano o primero emprego. Olha o meu caso  tenho 16 anos, tô no 2º ano do EM quero muito trabalhar para ter meu próprio dinhero e comprar minhas coisas. Me candidatei a essa vaga de estágio, pq tem muito haver com minhas  abilidades,  no futuro quero estudar adiministração, gosto muito de lidar com as pessoas. Essa empresa é bem conceituada e oferece muitas vantajens. Será facil pra mim trabalhar aqui, é perto da minha casa e da escola aonde eu estudo 

E agora, Lígia conseguiu ou não a vaga?
Como Lígia se saiu na parte oral da entrevista?
Por que a gerente pediu uma redação e como isso vai pesar na hora da contratação do estagiário?
Como Lígia se saiu na redação?
Imagine que você é a (o) candidata (o) ao estágio, escreva a redação pedida. Observe que um bom texto deve ter coerência (sentido), ideias claras, parágrafos, boa ortografia e um bom vocabulário. 



Resolução -

Nenhum comentário:

Postar um comentário