IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Discurso direto – Atividade Corrente de Letra

Um turista brasileiro visitando Lisboa pede informação a um senhor português. Tente decifrar a conversa e reescreva-a. Lembre-se de usar a pontuação adequada.

Porfavorsabeondeeupegoumônibusparachegaràestaçãoepegarumtremnóscánãochamamosônibusmasautobusokvocêsabeondeeupegoumautobusparairatéaestaçãoepegarumtremnóscánãochamamosestaçãomasgarevamosláentãovocêsabeondeeupegoumautobusparachegaratéagareepegarumtremnóscánãochamamostremmascomboiotábomvocêsabeondeeupegoumautobusparachegaràgareparapegarumcomboioéaquimesmo


Resolução:

Resolução
– Por favor, sabe onde eu pego um ônibus para chegar à estação e pegar um trem?
– Nós cá não chamamos ônibus, mas autobus.
– Ok, você sabe onde eu pego um autobus para ir até a estação e pegar um trem?
– Nós cá não chamamos estação, mas gare.
– Vamos lá então, você sabe onde eu pego um autobus para chegar até a gare e pegar um trem?
– Nós cá não chamamos trem, mas comboio.
–“Tá” bom, você sabe onde eu pego um autobus para chegar à gare para pegar um comboio?
– É aqui mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário