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A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Usar água sim: desperdiçar nunca-Texto (argumentativo) para interpretação

Esse texto não é novo, mas muito atual.

Usar água sim; desperdiçar nunca

O verão veio bravo. Ninguém aguenta o calor. É tempo de piscina, praia, refrescos, sorvetes e muito desperdício de água.

Esse mau hábito não é novo. Ao ler uma instrutiva reportagem publicada pelo "Estado" (6/2/2006), fiquei estarrecido ao saber que o consumo por pessoa em São Paulo é de 200 litros por dia, bem superior aos 120 litros recomendados pela ONU.

Em 2005, o consumo de água na região da Grande São Paulo aumentou 4% em relação a 2004. Só em dezembro, foram consumidos 128 milhões de metros cúbicos de água - o maior consumo desde 1997.

É uma soma fantástica e sinalizadora de muito desperdício. Os repórteres responsáveis pela reportagem mencionada "flagraram" muitas pessoas lavando as calçadas com mangueira a jato em lugar de vassoura. Trata-se de um luxo injustificável. No consumo doméstico, cerca de 72% da água são gastos no banheiro e, neste, o chuveiro responde por 47%. Os banhos exageradamente demorados desperdiçam água e energia elétrica.



É verdade que o asseio é uma das virtudes dos brasileiros e devemos conservá-la. Mas não há necessidade de ficar meia hora debaixo do chuveiro para manter a boa higiene. Quando estudei nos Estados Unidos, há mais de 50 anos, a dona da república onde morava, uma senhora franzina e de cara muito fechada, me fez pagar uma sobretaxa de aluguel porque sabia que, como brasileiro, eu estava acostumado a tomar banho todos os dias e a "gastar" muita água. Na época,garoto novo, achei a mulherzinha um monstro de avareza. Hoje, vejo que todas as nações do mundo precisam economizar água.

O Brasil é um país abençoado por possuir cerca de 20% da água do mundo. Isso é um privilégio quando se considera que só 3% da água do planeta é aproveitável e que mesmo esses 3% não são imediatamente utilizáveis, porque uma grande parte está nas geleiras longínquas e em aqüíferos profundos. Na verdade, a quantidade de água que pode ser usada para alimentar os seres vivos, gerar energia e viabilizar a agricultura é de aproximadamente 0,3%.

Desse ponto de vista, a água é um bem escasso. Não é porque temos 20% da água do mundo que podemos perdê-la irresponsavelmente. O uso da água precisa ser racionalizado, em especial nas grandes aglomerações urbanas, onde os mananciais não dão conta de atender a população.

O Brasil já possui uma lei das águas, promulgada em 1997, cujo objetivo central é o de "assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água". Recentemente, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos aprovou o Plano Nacional de Recursos Hídricos, com vistas a induzir o uso racional da água

Tais instrumentos são importantes. Mas o Brasil ganhará muito se as escolas e as famílias ensinarem as crianças a não repetirem os desperdícios praticados pelos adultos. Comece hoje a ensinar seus filhos e netos. E, sobretudo, dê o bom exemplo. Afinal, para mudar hábitos, os exemplos e a educação são peças-chave.

 Por Antônio Ermírio de Moraes                                         
17 de Fevereiro de 2006 Fonte: Folha De S.Paulo


Clique abaixo para ver sugestões de questões e gabarito:

Após ler o texto com muita atenção, responda:

Escreva o título do texto, seu autor e veículo de publicação.
  1. O autor começa o texto com as  coisas boas que as pessoas fazem no verão. Na sequência faz um comentário que quebra a expectativa do leitor.
a)Qual é esse comentário?  b) qual é o efeito dessa quebra de expectativa?
  2.Qual é a tese defendida por Antonio Ermírio? Copie o parágrafo  em que essa ideia é expressa.
  3.Para convencer o leitor, o autor contrariou uma justificativa bastante usada pelos brasileiros para os banhos demorados.
a) Identifique no texto que justificativa é essa.   b) qual argumento o autor  utilizou para refutar tal justificativa
 4. Quais os argumentos utilizados pelo autor para combater a idéia que no Brasil não é necessário economizar água?
 5. Qual a sua opinião sobre o assunto? Escreva no mínimo um parágrafo, argumentando sobre seu ponto de vista.


6 comentários:

  1. poderia disponibilizar o gabarito das questões,por favor?

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  2. O Texto é excelente,mas seria melhor ainda se disponibilizasse o gabarito.Ajdaria os professores a economizar tempo e qualificar os comentários na aula

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    Respostas
    1. Minha sugestão é que o professor resolva a atividade pois assim terá uma melhor noção do grau de dificuldade que o aluno terá. Mas o gabarito já está na atividade com algumas sugestões como respostas.

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  3. Gostaria de saber para qual ano (série) seria adequado esta interpretação?
    Obrigada,

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  4. No 9º ano, mas costumo trabalhar a partir do 8º ano, quando essa tipologia de texto é mais explorada do que as séries anteriores.

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