Usar água sim; desperdiçar nunca
O verão veio bravo. Ninguém aguenta o calor.
É tempo de piscina, praia, refrescos, sorvetes e muito desperdício de água.
Esse mau hábito não é novo.
Ao ler uma instrutiva reportagem publicada pelo "Estado"
(6/2/2006), fiquei estarrecido ao saber que o consumo por pessoa em São Paulo é
de 200 litros por dia, bem superior aos 120 litros recomendados pela ONU.
Em
2005, o consumo de água na região da Grande São Paulo aumentou 4% em relação a
2004. Só em dezembro, foram consumidos 128 milhões de metros cúbicos de água - o
maior consumo desde 1997.
É
uma soma fantástica e sinalizadora de muito desperdício. Os repórteres
responsáveis pela reportagem mencionada "flagraram" muitas pessoas
lavando as calçadas com mangueira a jato em lugar de vassoura. Trata-se de um
luxo injustificável. No consumo doméstico, cerca de 72% da água são gastos no
banheiro e, neste, o chuveiro responde por 47%. Os banhos exageradamente
demorados desperdiçam água e energia elétrica.
É
verdade que o asseio é uma das virtudes dos brasileiros e devemos conservá-la.
Mas não há necessidade de ficar meia hora debaixo do chuveiro para manter a boa
higiene. Quando estudei nos Estados Unidos, há mais de 50 anos, a dona da
república onde morava, uma senhora franzina e de cara muito fechada, me fez
pagar uma sobretaxa de aluguel porque sabia que, como brasileiro, eu estava
acostumado a tomar banho todos os dias e a "gastar" muita água. Na
época,garoto novo, achei a mulherzinha um monstro de avareza. Hoje, vejo que
todas as nações do mundo precisam economizar água.
O
Brasil é um país abençoado por possuir cerca de 20% da água do mundo. Isso é um
privilégio quando se considera que só 3% da água do planeta é aproveitável e
que mesmo esses 3% não são imediatamente utilizáveis, porque uma grande parte
está nas geleiras longínquas e em aqüíferos profundos. Na verdade, a quantidade
de água que pode ser usada para alimentar os seres vivos, gerar energia e
viabilizar a agricultura é de aproximadamente 0,3%.
Desse
ponto de vista, a água é um bem escasso. Não é porque temos 20% da água do
mundo que podemos perdê-la irresponsavelmente. O uso da água precisa ser
racionalizado, em especial nas grandes aglomerações urbanas, onde os mananciais
não dão conta de atender a população.
O
Brasil já possui uma lei das águas, promulgada em 1997, cujo objetivo central é
o de "assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade
de água". Recentemente, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos aprovou o
Plano Nacional de Recursos Hídricos, com vistas a induzir o uso racional da
água
Tais
instrumentos são importantes. Mas o Brasil ganhará muito se as escolas e as
famílias ensinarem as crianças a não repetirem os desperdícios praticados pelos
adultos. Comece hoje a ensinar seus filhos e netos. E, sobretudo, dê o bom
exemplo. Afinal, para mudar hábitos, os exemplos e a educação são peças-chave.
17 de Fevereiro de 2006
Fonte: Folha De S.Paulo
Clique abaixo para ver sugestões de questões e gabarito:
Após
ler o texto com muita atenção, responda:
Escreva o título do texto, seu autor e veículo de
publicação.
1. O autor começa o texto com as coisas boas que as pessoas fazem no verão. Na
sequência faz um comentário que quebra a expectativa do leitor.
a)Qual é esse comentário?
b) qual é o efeito dessa quebra de expectativa?
2.Qual é a tese defendida por Antonio
Ermírio? Copie o parágrafo em que essa ideia
é expressa.
3.Para convencer o leitor, o autor contrariou
uma justificativa bastante usada pelos brasileiros para os banhos demorados.
a) Identifique no texto que justificativa é essa. b) qual argumento o autor utilizou para refutar tal justificativa
4. Quais os argumentos utilizados pelo autor
para combater a idéia que no Brasil não é necessário economizar água?
5. Qual a
sua opinião sobre o assunto? Escreva no mínimo um parágrafo, argumentando sobre
seu ponto de vista.
poderia disponibilizar o gabarito das questões,por favor?
ResponderExcluirO Texto é excelente,mas seria melhor ainda se disponibilizasse o gabarito.Ajdaria os professores a economizar tempo e qualificar os comentários na aula
ResponderExcluirMinha sugestão é que o professor resolva a atividade pois assim terá uma melhor noção do grau de dificuldade que o aluno terá. Mas o gabarito já está na atividade com algumas sugestões como respostas.
ExcluirObrigada pela grande ajuda.
ResponderExcluirGostaria de saber para qual ano (série) seria adequado esta interpretação?
ResponderExcluirObrigada,
No 9º ano, mas costumo trabalhar a partir do 8º ano, quando essa tipologia de texto é mais explorada do que as séries anteriores.
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