IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Sarau de Leitura - projeto de incentivo à leitura


Sarau da Leitura - Pedagoga cria projeto para incentivar crianças a ler

          Incentivar as crianças de São João do Sul - SC a se interessarem pelo mundo mágico da leitura é um dos projetos fundados pela pedagoga Milena Borba. "Eu tenho muitos projetos na área da educação e um deles é incentivar a leitura nas crianças com o meu sarau", comenta. Através do Sarau da Leitura - um projeto de incentivo à leitura por prazer, ela usa textos de internet para interagir com crianças de 7 a 12 anos de idade. "Eu não tenho livros para fazer o sarau, todos os textos são impressos por minha conta, além das fantasias", declara.
De acordo com a pedagoga, nenhum órgão público dá apoio ao projeto. A ideia começou em 2008 na garagem de sua casa. "Além de ler para as crianças, eu dava lanche e me fantasiava, usando o encanto de ler brincando", relembra. Desde então, Milena não parou e quer juntar ainda mais os pequenos leitores: "Tenho muita vontade de divulgar em todo o Brasil uma fórmula diferente de fazer as crianças a gostarem de ler um bom livro".
Para a educadora, o incentivo à leitura é vital na formação da criança. "Ler histórias aproxima as crianças do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita”, ressalta. Ela explica que a leitura está relacionada ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. "É importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura", complementa.
Para finalizar, Milena desabafa: “Só que infelizmente o que me falta é ter livros para incentivar mais ainda a leitura”.

Contato:

Para saber mais, visite a página : https://www.facebook.com/groups/saraudaleitura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário