Jornal na sala de aula
Do impresso ao on-line,
os
jornais
são
ótimas fontes para pesquisa e
para a obtenção de informação sobre o mundo atual, e de fácil acesso. Nele
circulam uma infinidade de gêneros: notícias, reportagens,
editoriais, artigos variados, crônicas, entrevistas, tiras, charges, pesquisas,
gráficos, classificados, publicidade, entre outros, além de tratarem dos mais
diversos temas.
Primeiro é preciso conhecer
o jornal (atividade 1).
*Posteriormente postarei
a segunda atividade (gêneros recorrentes das primeiras páginas).
Conhecendo o jornal
OBJETIVO PRINCIPAL
Conhecer o
JORNAL, os principais gêneros jornalísticos, com ênfase para NOTÍCIA.
1.
Fazer
um levantamento prévio: os alunos leem jornais? Seus pais leem jornais? Quais?
Com que frequência?
2.
Pedir
aos alunos que tragam jornais recentes (ou o professor dever ter um bom número
de exemplares, diversificados e de
diferentes alcances: local,
regional e nacional.
Atividade 1 (2 aulas)
Distribuir os exemplares entre os
alunos (em duplas ou grupos).
(No primeiro
momento, deixar os alunos a vontade para
folhear o jornal)
Pedir aos alunos para localizar
algumas informações na capa (primeira página) e identificar:
·
o
nome do jornal:
·
a
periodicidade:
·
local
e data de publicação:
·
preço:
·
formato:
·
contato:
·
tiragem:
·
cadernos:
·
principais
manchetes:
Anotar
as observações do grupo sobre:
A)
Capa:
Efeito
de uso de diferentes fontes, tamanhos e cores.
B)
Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário