IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Jornal na sala de aula

Jornal na sala de aula
 
Alunos do 7º ano nas atividades com jornal
Do impresso ao on-line, os jornais são ótimas fontes para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual, e de fácil acesso. Nele circulam uma infinidade de gêneros: notícias, reportagens, editoriais, artigos variados, crônicas, entrevistas, tiras, charges, pesquisas, gráficos, classificados, publicidade, entre outros, além de tratarem dos mais diversos temas.
Primeiro é preciso conhecer o jornal (atividade 1).

*Posteriormente postarei a segunda atividade (gêneros recorrentes das primeiras páginas).

Conhecendo o jornal

OBJETIVO PRINCIPAL
Conhecer o JORNAL, os principais gêneros jornalísticos, com ênfase para NOTÍCIA.

1.     Fazer um levantamento prévio: os alunos leem jornais? Seus pais leem jornais? Quais? Com que frequência?
2.     Pedir aos alunos que tragam jornais recentes (ou o professor dever ter um bom número de exemplares, diversificados  e de diferentes alcances: local, regional e nacional.


Atividade 1 (2 aulas)


Distribuir os exemplares entre os alunos (em duplas ou grupos).
(No primeiro momento, deixar  os alunos a vontade para folhear o jornal)
Pedir aos alunos para localizar algumas informações na capa (primeira página) e identificar:

·        o nome do jornal:
·        a periodicidade:
·        local e data de publicação:
·        preço:
·        formato:
·        contato:
·        tiragem:
·        cadernos:
·        principais manchetes:

Anotar as observações do grupo sobre:
A)    Capa:
Efeito de uso de diferentes fontes, tamanhos e cores. 

B)    Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário