IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A importância da leitura na construção da cidadania

Participamos de um mundo que fala, escuta, lê, escreve e discute os usos desses atos de comunicação. Para compreendê-lo melhor, é necessário ampliar competências e habilidades envolvidas no uso da palavra, isto é, dominar o discurso nas diversas situações comunicativas, para entender a lógica de organização que rege a sociedade, interpretar as sutilezas de seu funcionamento. Nesse contexto, leitura e escrita são ferramentas básicas para interação em diferentes áreas do conhecimento. Pelo uso da linguagem os indivíduos se comunicam, trocam opiniões, têm acesso às informações, protestam, fazem cultura, exercem sua cidadania, podendo inserir-se criticamente na sociedade.

Paulo Freire defendia a importância crítica do ato de ler, não só a decodificação da palavra, sendo assim, a leitura de mundo é tão ou mais importante que a leitura da palavra, não basta decodificar o texto, é preciso entender as relações entre o que se lê e o contexto no qual se insere, de acordo com a própria visão de mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário