Atenção

Para compartilhar as atividades do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia. Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

sábado, 16 de abril de 2011

Jovem e internet: conhecimento ou alienação?


Por Júlia Ma. R. Maciel  8ª. B
O mundo vive hoje na era da tecnologia e do conhecimento. Nesse contexto, a internet tem sido muito importante, as informações se processam rapidamente e a comunicação acontece quase que imediatamente aos fatos ocorridos, fazendo com que todas as pessoas que estão conectadas em qualquer parte do mundo, tomem conhecimento das notícias.
Os jovens representam uma grande parcela dos usuários da internet. Eles estão conectados a maior parte do tempo e acessam diversos sites com características distintas. Por um lado, a internet oferece uma série de vantagens, como acesso rápido às pesquisas, às informações, notícias e comunicação, entre tantas outras coisas oferecidas em milhares de sites disponíveis on line. Isso faz com que a internet nos coloque diante das transformações do mundo instantaneamente. Com isso, os jovens têm acesso a todas as coisas boas que a internet proporciona.
Por outro lado, a internet também possibilita aos jovens navegarem por sites com conteúdos inapropriados, sites que estimulam o ciber-bullyng e outros tipos de violência. Além de pedofilia, sites exclusivos de adultos pelos quais os jovens também transitam.
A internet apresenta aspectos positivos e negativos como vimos acima, porém, ela acaba por provocar o isolamento dos jovens. É curioso perceber que, ao mesmo tempo em que o jovem relaciona-se com muitas pessoas ao redor do mundo, ele se encontra isolado em um espaço de sua própria casa. Isso causa outros problemas, como sedentarismo e empobrecimento de vocabulário – devido à linguagem própria da internet.
Concluímos assim que os jovens e a internet possuem uma relação de contato constante no cotidiano, fazendo com que grande parte do comportamento assumido pelos jovens nos dias de hoje, sofre influência direta de quase tudo que os jovens aprendem no tempo em que estão conectados.

Um comentário:

  1. Olá Júlia,

    Gostei muito do seu texto: leve, objetivo e bem escrito. Concordo com suas colocações. O mais interessante é que na idade de conviver, trocar experiências, e conhecer de fato as pessoas através do diálogo direto, o "olho no olho", os adolescentes, como você disse, isolam-se e travam cybercontatos, sem poder dar-se a oportunidade de ver com quem conversa, até por que uma câmera não transmite os sentimentos dos interlocutores.
    Além disso, é a fase de praticar esportes, isso traz formação múscular e de caráter importantes. Isso é, também, desprezado. Com isso o sedentarismo e o excesso de peso, reina entre os adolescentes.

    Paulo A Velasquez Salles

    ResponderExcluir