Atividade –
Organização de texto (adaptado do Gestar II)
1.Para
entender esse texto, você deve organizar as informações, determinando a sequência
dos fatos. Preste atenção às letras maiúsculas e
a pontuação. Em seguida, reescreva-o.
Uma história sem pé nem cabeça!
(Rosana Rios)
( )
Marília era bem pequena,
|
( )
ponta dos pés, querendo alcançar
|
( ) que
a cômoda no quarto da
|
( )
conseguia se lembrar quantos
|
( ) colo
e deixava que os tocasse
|
( ) Tudo
o que havia sobre a
|
( ) os
vidros de perfume, a caixa
|
( ) mãe
mostrava os porta-retratos,
|
( ) onde acendiam velas se
|
( ) de
joias (com margaridas pintadas .
|
( )
quando descobriu o Mar. Não
|
( ) mãe
era mais alta que ela
|
( ) Dona
Beatriz ria ao vê-la na
|
( )
cômoda parecia precioso, intocável.
|
( ) anos
tinha, mas lembrava-se
|
( ) na
tampa) o castiçal prateado
|
( )
faltava luz à noite.
|
( ) os
objetos. Pegava Marília no
|
( ) com
os dedinhos grossos. A
|
( ) –
Mamãe, deixa eu ver lá em cima!
|
2. Releia o
texto já organizado e responda:
b) Qual
foi principal lembrança que Marília de
quando era ainda pequena?
c) Descreva o que havia sobre a cômoda do quarto
da mãe?
d) Como era o
nome da mãe da menina?
Nenhum comentário:
Postar um comentário