IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

domingo, 27 de setembro de 2015

Atividade 5º/6º ano - Organização de texto

Atividade – Organização de texto (adaptado do Gestar II)

1.Para entender esse texto, você deve organizar as informações, determinando a sequência  dos fatos. Preste atenção às letras maiúsculas e a pontuação. Em seguida, reescreva-o.

Uma história sem pé nem cabeça!
(Rosana Rios)

(  ) Marília era bem pequena, 
(  ) ponta dos pés, querendo alcançar 
(  ) que a cômoda no quarto da 
(  ) conseguia se lembrar quantos 
(  ) colo e deixava que os tocasse 
(  ) Tudo o que havia sobre a 
(  ) os vidros de perfume, a caixa 
(  ) mãe mostrava os porta-retratos, 
( ) onde acendiam velas se 
(  ) de joias (com margaridas pintadas . 
(  ) quando descobriu o Mar. Não 
(  ) mãe era mais alta que ela
(  ) Dona Beatriz ria ao vê-la na 
(  ) cômoda parecia precioso, intocável. 
(  ) anos tinha, mas lembrava-se 
(  ) na tampa) o castiçal prateado 
(  ) faltava luz à noite. 
(  ) os objetos. Pegava Marília no 
(  ) com os dedinhos grossos. A 
(  ) – Mamãe, deixa eu ver lá em cima! 

2. Releia o texto já organizado e responda:
a)  É possível saber quantos anos Marília tinha quando viu o mar? Por quê?
b) Qual foi  principal lembrança que Marília de quando era ainda pequena?
c)  Descreva o que havia sobre a cômoda do quarto da mãe?

d) Como era o nome da mãe da menina?

Nenhum comentário:

Postar um comentário