Atenção

Para compartilhar as atividades do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia. Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

domingo, 27 de setembro de 2015

Uso de tecnologia influencia nosso cérebro? Interpretação e produção de texto

Preparei essa atividade pensando na intertextualidade e interpretação de textos de diferentes gêneros sobre um tema muito recorrente, e que cada vez mais está presente nas salas de aula e na produção textual.


Uso de tecnologia influencia nosso cérebro?

Leia os textos a seguir


Texto 1 – Charge de Caco Galhardo

Disponível em
http://conexaobytes.blogspot.com.br/2013/02/armazenamento-charge.html

Texto 2
Pesquisa indica que uso excessivo de celular deixa o cérebro preguiçoso
A praticidade de descobrir rapidamente uma informação que não vem fácil à memória é uma das grandes vantagens do uso de smartphones. Apesar de parecer a melhor coisa do mundo quando permitem uma busca na internet para descobrir como é mesmo o nome daquela atriz ou o endereço daquele restaurante que um amigo indicou, os celulares inteligentes podem “acomodar” o cérebro. Estudo canadense feito com usuários de telefones com acesso à internet mostrou que, quanto mais as pessoas recorrem a esses aparelhos, mais elas podem ser prejudicadas nas tomadas de decisões. Os autores do trabalho, publicado no jornal Computers in Human Behavior, acreditam que o uso excessivo dos dispositivos deixa o cérebro preguiçoso.
O estudo realizado por uma equipe da Universidade de Waterlloo sugere que a comodidade de ter várias ferramentas que auxiliam em tarefas do cotidiano pode ser um problema para a saúde das pessoas à medida que elas deixam de buscar na própria memória as informações de que precisam
[...]
Após os testes, os pesquisadores notaram que os participantes que tinham habilidades cognitivas mais “afiadas” e uma maior disponibilidade para pensar de forma analítica gastavam menos tempo usando a função de busca dos smartphones. 

[...] Descobrimos que os indivíduos que mais dependem de seus smartphones como uma fonte de informação são pensadores ‘mais preguiçosos’, isto é, eles tendem a confiar em seus instintos na resolução de problemas e estão menos dispostos a pensar logicamente para chegar a uma solução”, explica Pennycook, um dos autores da pesquisa.

Texto completo disponível em

Atividades

1.A ideia principal do texto 1 é:
(  ) a grande capacidade de armazenamento de um smartphone
(  ) tornou-se impossível viver sem ter todos os dispositivos eletrônicos
(  ) o cérebro humano é muito limitado, por isso todos precisam de aparelhos eletrônicos eficientes.
(  ) uso exagerado da tecnologia pode ser prejudicial


2.A palavra “mequetrefes”, que aparece no último quadro da tirinha, pode ser substituída por:
a) brilhantes.                                         b) interessantes
c) criativas.                                            d) inúteis.

3. Segundo o texto 2:
a) Qual é uma das grandes vantagens do uso de smartphones?
b) Apesar da vantagem, qual problema os usos desses celulares inteligentes podem trazer?
c) Qual foi a conclusão do estudo canadense feito com usuários desses dispositivos?

4. Pode-se dizer que os dois textos tratam do mesmo assunto? Justifique.

5. Você gasta muito tempo na internet (seja no celular ou outro dispositivo)? Como isso afeta suas tarefas diárias?

Produção de texto
De acordo com os textos dessa atividade e sua visão de mundo, escreva um pequeno texto com o tema:
O celular na vida dos adolescentes
Lembre-se, você pode apresentar argumentos sobre como os adolescentes usam o celular, a favor, contra, dar exemplos, questionar... Não esqueça de fazer parágrafos, usar pontuação adequada, manter as ideias claras e prestar atenção à ortografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário