O conto de Ignácio de Loyola Brandão, além da sugestão de interpretação que segue após o texto, é muito interessante para se trabalhar a narrativa fantástica, os elementos da narrativa e os recursos utilizados para prender a atenção do leitor. Professores que queiram conferir o gabarito, basta enviar email, ou pedir nos comentários, mas por favor, deixem seus emails para respostas, mesmo se tiver Google +.
O
homem cuja orelha cresceu
Estava escrevendo, sentiu a orelha
pesada. Pensou que fosse cansaço, eram 11 da noite, estava fazendo hora-extra.
Escriturário de uma firma de tecidos, solteiro, 35 anos, ganhava pouco,
reforçava com extras. Mas o peso foi aumentando e ele percebeu que as orelhas
cresciam. Apavorado, passou a mão. Deviam ter uns dez centímetros. Eram moles,
como de cachorro. Correu ao banheiro. As orelhas estavam na altura do ombro e
continuavam crescendo. Ficou só olhando. Elas cresciam, chegavam a cintura.
Finas, compridas, como fitas de carne, enrugadas. Procurou uma tesoura, ia
cortar a orelha, não importava que doesse. Mas não encontrou, as gavetas das
moças estavam fechadas. O armário de material também. O melhor era correr para
a pensão, se fechar, antes que não pudesse mais andar na rua. Se tivesse um
amigo, ou namorada, iria mostrar o que estava acontecendo. Mas o escriturário
não conhecia ninguém a não ser os colegas de escritório. Colegas, não amigos.
Ele abriu a camisa, enfiou as orelhas para dentro. Enrolou uma toalha na
cabeça, como se estivesse machucado.
Ao acordar, viu aos pés da cama o monte
de uns trinta centímetros de altura. A orelha crescera e se enrolara como
cobra. Tentou se levantar. Difícil. Precisava segurar as orelhas enroladas.
Pesavam. Ficou na cama. E sentia a orelha crescendo, com uma cosquinha. O
sangue correndo para lá, os nervos, músculos, a pele se formando, rápido. Às
quatro da tarde, toda a cama tinha sido tomada pela orelha. O escriturário sentia
fome, sede. Às dez da noite, sua barriga roncava. A orelha tinha caído para
fora da cama. Dormiu. Acordou no meio da noite com o barulhinho da orelha
crescendo. Dormiu de novo e quando acordou na manhã seguinte, o quarto se
enchera com a orelha. Ela estava em cima do guarda-roupa, embaixo da cama, na
pia. E forçava a porta. Ao meio-dia, a orelha derrubou a porta, saiu pelo
corredor. Duas horas mais tarde, encheu o corredor. Inundou a casa. Os hospedes
fugiram para a rua. Chamaram a polícia, o corpo de bombeiros. A orelha saiu
para o quintal. Para a rua.
Vieram os açougueiros com facas,
machados, serrotes. Os açougueiros trabalharam o dia inteiro cortando e
amontoando. O prefeito mandou dar a carne aos pobres. Vieram os favelados, as
organizações de assistência social, irmandades religiosas, donos de
restaurantes, vendedores de churrasquinho na porta do estádio, donas-de-casa.
Vinham com cestas, carrinhos, carroças, camionetas. Toda a população apanhou
carne de orelha. Apareceu um administrador, trouxe sacos de plástico,
higiênicos, organizou filas, fez uma distribuição racional.
E quando todos tinham levado carne para
aquele dia e para os outros, começaram a estocar. Encheram silos, frigoríficos,
geladeiras. Quando não havia mais onde estocar a carne de orelha, chamaram
outras cidades. Vieram novos açougueiros. E a orelha crescia, era cortada e
crescia, e os açougueiros trabalhavam. E vinham outros açougueiros. E os outros
se cansavam. E a cidade não suportava mais carne de orelha. O povo pediu uma
providência ao prefeito. E o prefeito ao governador. E o governador ao
presidente.
E quando não havia solução, um menino,
diante da rua cheia de carne de orelha, disse a um policial: "Por que o
senhor não mata o dono da orelha?”
("Os melhores contos de Ignácio de Loyola
Brandão”, Global Editora, 1993, pág. 135.)
Atividades
1. Qual é o
foco narrativo empregado no texto?
2. No primeiro
parágrafo é possível obter várias informações sobre a personagens.
Identifique-as.
3. Na história
é desenvolvida em vários ambientes. Numere os espaços na ordem que aparecem na
narrativa.
( ) rua
( ) quintal ( )
escritório ( ) quarto da pensão (
) corredor
4.A única
personagem do texto que ataca o problema na causa é:
( A) o dono da
orelha ( B) o presidente. (C) os açougueiros. (D) o menino.
5. No começo,
como o homem justifica a sensação que sua orelha estava crescendo?
6. Assinale V
(verdadeiro) ou F (falso) e justifique cada resposta.
( ) A princípio, a carne de orelha torna-se
um benefício para a sociedade.
( ) O caso do crescimento tornou-se um
problema nacional.
( ) A reação das demais personagens ao
crescimento da orelha é de aceitação.
( ) O escriturários tinha vários amigos no
trabalho.
7. O
crescimento contínuo das orelhas da personagem é um recurso usado pelo autor
para produzir o efeito de humor ou desconforto? Justifique sua resposta.
8. Qual foi a
atitude das pessoas quando já tinham se fartado da carne de orelha?
9. Por que a
pergunta do menino é o mais tenso da narrativa?
10. Na sua
opinião, qual é a intenção do autor ao não definir o que vai acontecer com a
personagem?
11. Uma palavra
pode ter vários significados, dependendo do contexto. Dê o significado para “perna”
em cada frase:
A orelha saía pela perna da calça.
Não quero
nenhum perna-de-calça cercando minhas filhas.
As belas pernas enlouquecem os homens.
Cuidado, a mesa
está com a perna quebrada.
A casa está de pernas
para o ar.
12. Na sua
opinião, esse conto pode ser uma crítica à sociedade?
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