IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A tecnologia em nossas vidas


Tecnologias na nossa vida


Fátima Pereira


            Vivemos em plena Revolução Tecnológica, e em como toda revolução, as mudanças são profundas e radicais. Todo dia surge algo novo, fantástico que desperta o interesse de milhões de pessoas ao redor do mundo, invenções ou descobertas que mudam a vida para melhor e outras, infelizmente nem tanto. Pode ser um chip capaz de devolver os movimentos a um tetraplégico, ou um novo dispositivo de guerra, um computador que cabe na palma da mão, robôs cada vez mais autossuficientes, tudo graças à tecnologia.

            É inconcebível pensar o mundo hoje sem toda essa tecnologia. Desde que o dia amanhece lá estão os aparatos tecnológicos. Agora nem precisamos mais daquele relógio barulhento para acordar, o celular nos desperta, no café da manhã, quem não usa o micro-ondas? Já começamos o dia enviando  SMS. Se o trânsito estiver ruim, dá para ouvir música MP3 enquanto o destino não chega. E entre os materiais que carregamos para o trabalho, o notebook ou outro computador portátil é item fundamental. Agora fica mais fácil, dá para acessar a internet de qualquer lugar e nem precisa ser de um PC.

            Por falar internet, basta um click, um comando e a janela para o mundo se abre.  Cada vez fica mais fácil a comunicação entre as pessoas, o conhecimento de outras culturas. Os acontecimentos nos chegam instantaneamente. E agora tem também a TV digital, que traz o mundo para nossa sala, as imagens são tão reais e os aparelhos com telas cada vez maiores, um verdadeiro sonho de consumo.

            Sim, a tecnologia é bendita! Podemos fazer um amigo lá em Marrocos, outro na Austrália, no Japão, em qualquer lugar do mundo. Trocar informações e pesquisas com pessoas da nossa área, fazer compras, pagamentos. Podemos assistir palestras, consultar bibliotecas, fazer cursos sem ter que sair de casa ou do escritório e muito mais. Para isso basta conectar-se.

            Num instante, ficamos sabendo o que acontece em qualquer parte. Infelizmente ainda vemos que as guerras continuam, que as pessoas se matam por banalidades e em muitos países ou mesmo lugares mais próximos a nós, a tecnologia não chegou a todos.

            O homem é capaz de ir a outro planeta, mas ainda não descobriu como acabar com as mazelas do mundo. E com a globalização, cada vez mais as diferenças ficam expostas. O sonho de consumo de muitas crianças e jovens é um copo de água potável e um prato de comida. Com todo esse avanço tecnológico, o homem não conseguiu resolver questões básicas, como a miséria, a mortalidade infantil, a violência, entre outras. Mas graças ao poder da comunicação, as pessoas estão aprendendo a cobrar mais dos seus governantes, a exercer seus direitos e a lutar para um mundo mais justo, a descruzar os braços.

             Como professores, precisamos estar antenados com as novas tecnologias e  saber usá-las da melhor forma e orientar nossos alunos para os benefícios e riscos dessas ferramentas que estarão cada vez mais presente na vida de todos. A escola deve disponibilizar aos alunos uma formação condizente à realidade, para que esse aluno possa atuar na sociedade, tornando-se cidadão responsável, crítico e capaz de contribuir para uma sociedade mais justa e humana.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Um comentário: