IMPORTANTE

Para compartilhar as atividades
do Blog TEXTO EM MOVIMENTO em outros blogs é preciso ter autorização prévia.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

A maioria das atividades é de fácil resolução, indico sempre que o professor o faça primeiro para ver o aplicabilidade em determinada turma. Como os pedidos de gabaritos são muitos, não tenho como responder a todos.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sugestão de atividade - Quem sou eu

Etapas:
  • Leitura do texto;
  •  Responder as questões (o professor pode apenas fazer as perguntas e deixar que os alunos reflitam ou pedir que o façam por escrito);
  •  Produção de texto.

IDENTIDADE

QUEM SOU EU

       
    Você, jovem, alguma vez parou e pensou:
    
       Quem sou?
       O que significa ser gente?
       Tenho procurado descobrir-me?
       Quais os meus defeitos?
       E as minhas virtudes?
       O que eu quero da minha vida?
       Para mim o que é importante na vida?

    Se já pensou nisso, está convidado a continuar. Se não, aceite a sugestão: comece a descobrir-se!
Não deixe para amanhã.
     Há muito interesse na juventude de hoje. Existem pessoas querendo identificar o jovem. Algumas são movidas pelo espírito cientifico e educacional, como os sociólogos, psicólogos, antropólogos, pedagogos, professores e, às vezes, até seus próprios pais!
     Querem saber que é o jovem atual, verdadeiro. O que ele quer?
      Desejam saber porque você às vezes, é rebelde, capaz de grande heroísmo, e, por outro lado, de pequenas covardias também. Você fica revoltado com as grandes injustiças, mas em casa fica revoltado é injusto com seus próprios irmãos...
      Outras têm sua atenção voltada para o jovem porque ele representa um imenso potencial de consumo. Por exemplo, o que aconteceria a certas fábricas de refrigerantes, a algumas gravadoras de discos, aos fabricantes e comerciantes da moda, às editoras de livros e revistas, aos traficantes de drogas, às emissoras de rádio e televisão, se o jovem não fizesse o jogo deles?
      Outras ainda veem o jovem como uma arma política, cuja força deve ser manipulada, controlada a seu favor, ou então marginalizada.
       Enfim, você está bombardeado de todos os lados.
                                                                 (L. Kirchner)
    
    
2.Leia o texto e responda :

Quem sou eu?
Quais os meus defeitos e minhas qualidades?
O que eu quero da vida?Quais são os meus ideais?
Sou coerente com o que eu penso e faço? Por quê?
Já encontrei o meu caminho ou ainda estou perdido na multidão?
Qual a minha reação quando recebo uma cr’tica positiva ou negativa?
O que é ser manipulado?
Até que ponto sou condicionado pela sociedade de consumo em que estou inserido?
Como preservo minha individualidade diante das pressões da sociedade(família, escola, colegas, novidades etc.).



3. Escreva  um texto falando de você. Aproveite as idéias que você colocou nas respostas do exercício anterior. Acrescente novas idéias ,  expresse o que pensa.


                                                                                                           
                                                                                                           


Nenhum comentário:

Postar um comentário